UERN instala junta multiprofissional

Foi instalada na noite desta sexta-feira na Câmara de Ensino do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) a junta multiprofissional que analisará a situação de alunos com necessidades educacionais especiais.

A junta multiprofissional é prevista no regulamento dos cursos de graduação e serve para analisar a situação de alunos com deficiência para saber se estão enquadrados na lei de cotas durante a seleção de graduandos e para os alunos todos os regulares que precisam dilatar o prazo de conclusão de curso por necessidade educacional especial.

Também serão analisados pedidos de prorrogação do regime domiciliar para alunos doentes e alunas com licença maternidade. A junta é formada por seis profissionais: dois médicos (todos professores da UERN) e quatro integrantes da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN) que indica pedagogo, assistente social e psicólogo.

Dos professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) fazem parte da junta Gilmar Veríssimo Torres e Aldo Coutinho. Da DAIN fazem parte a professora Ana Lúcia Aguiar e as técnicas Leni Andrade Barros dos Santos, Luziana Filgueira de Aquino Oliveira e Sônia Alves Bezerra Lins. A junta multiprofissional foi aprovada recentemente pela pelo CONSEPE/UERN.

“Para nós foi muito importante essa decisão porque antes tínhamos uma junta médica e concluímos que seria muito mais importante uma junta multiprofissional que foi constituída em pouco tempo”, afirmou a pró-reitora de ensino de graduação Inessa Linhares. A DAIN exercerá um papel importante nesse trabalho da junta multiprofissional. “A DAIN está integrando a junta porque é ela quem acompanha os alunos. É ela quem vai dar toda a condição de argumentação para o aluno. É a DAIN quem fornece as condições para uma conclusão mais segura”, disse a professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN.