Uern inicia semestre letivo 2020.1

O chamado novo normal vai aos poucos fazendo parte da vida de todos. Para os estudantes veteranos e novatos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) chegou o momento de uma nova realidade. Com uma aula inaugural online transmitida pelo YouTube e o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), foi dado início ao semestre 2020.1, que acontecerá de forma remota.

Após a apresentação da Camerata de Flautas da Uern, o reitor Pedro Fernandes deu as boas vindas à comunidade acadêmica.

“É uma satisfação estar aqui para desejar a todos um bom semestre letivo, dar as boas vindas nesse novo normal. É um momento desafiador, mas com o empenho dos estudantes, docentes, técnicos vamos superar as dificuldades”, recepcionou.

Neste semestre, a aula inaugural coincidiu com a abertura da programação do Samba, evento realizado no início de cada semestre para acolher os estudantes ingressantes, momento em que os novatos têm a oportunidade de conhecer a Universidade e seus serviços.

O professor Dr. Wendson Medeiros, pró-reitor de Ensino de Graduação recepcionou os presentes e apresentou a palestrante da noite, a professora Dra. Edméa Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que abordou a “Educação online para um ensino-aprendizagem (trans)formador”.

A educadora falou das potencialidades das tecnologias, métodos de ensino, desafios, sistemas de avaliação e outras temáticas que permeiam o ensino remoto.

“Mesmo antes da pandemia, nós já lançávamos mão das tecnologias como complemento das nossas atividades e agora se tornou uma obrigação. Nesse momento pandêmico, a gente precisa forjar a educação a distância nas nossas universidades. Precisamos fazer uso do digital e da rede para estarmos com nossos alunos, mesmo que geograficamente dispersos”, analisou.

Para a professora, o ensino remoto é bom para todos, pois garante a vida da universidade pública, laica e gratuita.

“Quando tudo isso passar, vamos levar o melhor do remoto para o presencial. A tendência é de termos um ensino híbrido”, analisou Edméa Santos acrescentando que todos vão aprender no processo, é natural, e que é fundamental investir em políticas de formação continuada para os docentes.

Durante o evento foi lançada a plataforma Uern Conect@, um ambiente virtual com informações sobre cursos, tutoriais, capacitações, orientações sobre o ensino remoto, conteúdos de apoio para estudantes, professores e técnicos administrativos, suporte online, entre outras funcionalidades.

Para assistir ou rever a aula inaugural, basta clicar AQUI. Esse e outros conteúdos estão disponíveis na página da Uern no YouTube.