A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) incentiva a inscrição de voluntários e voluntárias que queiram atuar na Força Nacional do SUS, na missão humanitária e de assistência sanitária ao povo Yanomami.
O Governo Federal decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no território indígena do povo Yanomami. O Ministério da Saúde abriu um cadastro para inscrições de novos voluntários e voluntárias.
“A sociedade não pode ficar indiferente a esse cenário tão cruel. Enviamos um ofício, por meio do Gabinete, às Faculdades, Departamentos e cursos da área da Saúde da Uern. A ajuda é urgente e precisa chegar ao povo Yanomami”, declara a reitora Cicília Maia.
O cadastro é permanente e as convocações serão feitas em eventuais futuras missões. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros e nutricionistas.
Conforme o Ministério da Saúde desde que a missão humanitária começou na região, mais de mil indígenas com graves problemas de saúde e situação de extrema vulnerabilidade já foram resgatados. Os principais problemas de saúde identificados são desnutrição e malária.