Uern, Funcitern e Emater lançam programa Gente do Campo

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (FUNCITERN) e a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), lançou oficialmente o Programa Estadual de Formação e Qualificação Profissional para a Vida no Campo – Programa Gente Do Campo – territorial Mossoró e Assú – na manhã desta sexta-feira, 18. O evento ocorreu de forma presencial no pátio da Reitoria da Uern e contou com transmissão ao vivo via YouTube. 

Estiveram presentes: a reitora em exercício da Uern, Fátima Raquel Rosado Morais; a reitora eleita da Universidade, Cicília Raquel Maia; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima; o diretor da Emater, César Oliveira; representantes de municípios da região de Mossoró e Assú, bem como membros da comunidade acadêmica. 

O diretor da Emater, César Oliveira, destacou que o programa Gente do Campo se constitui em uma oportunidade extraordinária de capacitação e qualificação dos profissionais que trabalham na área rural. “Nós estamos muito orgulhosos por essa parceria. É uma oportunidade histórica, que refletirá no desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar”, destaca. 

Para o titular da Sedraf, Alexandre Oliveira, o programa representa um compromisso do Governo do Estado e da Uern com o homem do campo. “A Uern está acolhendo os trabalhadores rurais e oferecendo qualificação em nível de graduação e especialização”, diz. Serão ofertadas 81 vagas para o curso de Tecnólogo em Agroecologia (graduação) e 44 vagas para o curso de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. “O curso de Agroecologia é um curso de qualidade, referência para o Brasil”, frisa o secretário. 

O professor Francisco das Chagas Lima externou a satisfação em participar diretamente da execução das atividades do programa Gente do Campo. “Enquanto professor e pesquisador, é muito gratificante fazer parte de uma ação como essa, que reflete no papel fundamental da Universidade que é a transformação de vidas”, externa.

A reitora em exercício Fátima Raquel destacou a importância da Uern para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e que a parceria trará grandes frutos e inúmeros benefícios para o desenvolvimento do Estado. “Estamos nos colocando a disposição para oferecer cursos de qualificação para os agricultores, contribuindo para o fortalecimento deste setor”, frisa. 

O projeto Gente de Campo oferecerá cursos de graduação e especialização para profissionais da área rural. Serão selecionados profissionais técnicos de nível médio ou superior para cursarem pela Uern graduação ou especialização, respectivamente, e desenvolverem projetos de pesquisa e extensão universitárias no âmbito das atividades-fins e atividades-meios da Emater-RN. 

O Programa Gente do Campo tem como objetivo promover a formação continuada e multidisciplinar para profissionais das ciências agrárias e outras áreas, correlatas com as necessidades e potencialidades das populações do campo.