UERN entrega mais 192 diplomas para os seus graduados

A noite dessa quinta-feira foi festa para 192 formandos das Faculdades de Serviço Social, Educação, Letras e Artes, Ciências Exatas e Naturais e de Direito, além dos formandos dos Núcleos Avançados de Apodi, Caraúbas e do Campus Avançado de Natal, que receberam os seus diplomas das mãos do Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, entre eles, um portador de deficiência visual. 

A Colação de Grau aconteceu no Ginásio de Esportes do Campus Central da UERN, onde o graduando Diego Jairon Lopes Paulino fez o juramento protocolar e a graduanda Erika Margarida Ferreira de Sousa pronunciou o seu discurso, no qual falou dos diversos obstáculos enfrentados para chegar até ali, tendo começado no processo de seleção do vestibular. Alguns, segundo ela, desistiram na metade do caminho, mas a maioria perseverou e chegou até aquele momento de grande importância. 

Erika lembrou, na sua fala, das pessoas mais importantes que acompanharam essa caminhada: os familiares, mas citou pensadores e pesquisadores, cujas pesquisas eram consultadas nos estudos como personagens sempre presentes nas aulas e chamou a todos de heróis ao final de seu discurso. A graduanda Andressa Arruda de Lima dirigiu-se a tribuna para solicitar o grau ao Reitor Pedro Fernandes, no ato mais importante e solene daquela festa. 

Reitor – Emocionado com aquele momento tão importante para aqueles 192 egressos da Instituição, o Prof. Pedro Fernandes, em seu pronunciamento, fez um relato da difícil missão de melhorar as qualidades dos serviços prestados pela UERN e chamou a atenção para o fato de a Instituição ter dificuldades e de alguns alunos, daqueles que estavam naquele momento colando grau, terem estudado entre paredes com rachaduras, mas receberam o melhor da equipe de professores e técnicos da Instituição. 

Pedro Fernandes lembrou que a UERN é uma instituição estadual que tem a folha de pessoal e o custeio pagos pelo Governo do Estado, mas a Instituição quer muito mais e espera que as universidades estaduais recebam do Governo Federal o mesmo tratamento que as Instituições privadas que tem Prouni e Reuni e lembrou que agora o atual Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, pertence aos quadros de uma universidade estadual, que é a USP e espera que ele corrija tudo isso. 

O Reitor lembrou que 94 por cento dos professores de uma cidade do porte de Mossoró são formados pela UERN e em cidades de menor porte, onde a UERN mantém os seus campi avançados esse percentual chega a 100 por cento e encerrou a sua fala dizendo para os graduados, que já tinha em mãos os seus diplomas, olhassem para ele com orgulho e com muito zelo.