UERN entrega ao mercado de trabalho 80 novos profissionais formados no Campus de Assu

Na noite desta segunda-feira, 18, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou 80 novos profissionais ao mercado de trabalho em solenidade de colação de grau do Campus de Assu.
A solenidade foi presidida pela reitora Cicília Maia.
Coube ao graduando Francisco Michel da Silva Rodrigues fazer o discurso em nome dos graduandos. Ele destacou as dificuldades enfrentadas com a pandemia, mas também a diversidade encontrada na universidade. “Foi essa pluralidade que deu significado ao que viria em diante”, frisou. “Sairemos transformados”, completou.
A professora Esp. Naligia Maria Bezerra Lopes discursou na condição de paraninfa das turmas. “Foi necessário superar e encarar desafios e controlar os medos e ansiedade, trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Essa noite simboliza uma vitória que deve ser compartilhada com pais, mães, maridos esposas, filhos e amigos”, disse. “A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem uma responsabilidade única de produzir conhecimento para a sociedade. Buscamos diariamente fazer essa universidade socialmente referenciada”, complementou.
Naligia também relembrou sua trajetória na UERN indo de aluna, pós-graduanda e professora aprovada no concurso de 2010, assumindo a chefia do Departamento de Pedagogia do Campus de Assu. “Tenho muito orgulho de ser UERN”, concluiu.
A reitora Cicília Maia fez o discurso de encerramento da solenidade destacando a emoção de entregar mais um grupo de profissionais ao mercado de trabalho. “Que alegria estar aqui compartilhando este momento tão especial. É a primeira vez que presido esta solenidade tão especial de forma presencial aqui no Campus de Assú”, disse. “São vidas transformadas”, complementou.
Cicília disse que a UERN demonstrou nesta noite mais uma vez o quanto grande é a universidade e o quanto ela é socialmente referenciada. Ela ainda lembrou a luta para lidar com as dificuldades impostas pela pandemia. “Tivemos que ressignificar todas as nossas atividades”, lembrou.
Ela ainda deu um conselho aos formandos: “Agarrem todas as oportunidades e façam a diferença na vida das pessoas. Ajudem a tornar a sociedade mais justa e igualitária”.
No fim do discurso ela destacou a conquista da autonomia financeira “que vai permitir modernizar e adequar a estrutura da universidade” e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Ela anunciou que o concurso vindouro será uma oportunidade para os egressos voltarem assim como os cursos de pós-graduação. “Voltem como servidores ou alunos de pós-graduação”, sugeriu.
“Honrem o nome da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, concluiu.