Uern encerra Semana de Enfermagem com destaque na prestação de serviços

A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) encerrou a 83ª Semana de Enfermagem e a 53ª Semana Mossoroense de Enfermagem na tarde desta quinta-feira (12). No evento, sobressaiu-se a prestação de serviços à população.

Em seu discurso, a professora Cicília Maia, reitora da Uern, lembrou que, em 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, mencionando que “tem um pouquinho dessa profissão”, por causa de sua mãe, enfermeira.

“Minha mãe sempre enfatizou isto: o enfermeiro vai para além da Ciência”, disse, ao destacar em seguida que, nesse ofício, exercita-se o acolhimento e a empatia.

A Reitoria parabenizou a todos não só pela programação, mas também pelos serviços prestados à população em outras oportunidades, como no envolvimento de professores, técnicos e alunos nas campanhas de vacinação contra a Covid-19.

Para ela, “é uma felicidade ver o nome de vocês em coisas tão boas na nossa cidade e na nossa região, abrindo portas para aquelas pessoas que talvez não tivessem chance alguma de obter esses serviços. Tenho certeza de que faremos muito mais. Vamos potencializar cada vez mais esse trabalho para esses grupos em vulnerabilidade social”.

Cicília registrou ainda a avançado das obras do Hospital Regional da Mulher “Maria Parteira” e destacou a nova sala de vacinação disponibilizada na Faen, com oferta de imunizantes de segunda a sexta, de 08 às 12h e de 14 às 17h. Com a chegada do recesso, novos horários serão anunciados.

Na sala de vacinação, estão presentes dois estudantes em estágio não obrigatório e um do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex).

Presente no evento, a secretária Municipal de Saúde, Morgana Dantas, enfermeira de profissão, afirmou estar “muito lisonjeada e feliz, porque ser enfermeira para mim foi uma escolha para a vida. Hoje eu sou secretária, porque, primeiramente, eu sou enfermeira”. De acordo com a secretária, “o enfermeiro é formado para gerenciar, assistir e acolher e pode estar aonde ele quiser”.

A professora Kalidia Felipe, chefe do Departamento de Enfermagem, agradeceu o empenho de todos na realização do evento. “Sem vocês, essa semana não seria possível. Que tudo isso que foi vivenciado aqui possa ser postergado por todos os outros dias”, finalizou.