UERN empossa duas novas servidoras em solenidade marcada pela emoção

Assumir um cargo público é motivo de muito orgulho e representa um importante passo na trajetória profissional de muitas pessoas, especialmente de jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. A manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro, foi marcada por muita emoção na solenidade de Posse de duas servidoras que passam a integrar o quadro de pessoal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Aprovadas no concurso público de 2016, as servidoras Melissa Santos Vieira e Regina Coeli Soares Oliveira Veloso foram empossadas pela Reitora em exercício da Uern, profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais. Essa foi a primeira solenidade de posse presencial após a pandemia de Covid-19.

A Reitora em exercício deu as boas-vindas às duas servidoras e falou sobre a importância desse ato: “Para nós, momentos como esse representam uma felicidade imensa. Sempre lembro da minha posse e é incrível presenciar como a Universidade vem evoluindo durante todos esses anos. Esse crescimento se dá justamente pela força das pessoas que estão aqui, temos os melhores recursos humanos. Aproveitem, todo dia é um aprendizado diferente. Sejam muito bem acolhidas na Uern”, afirmou Fátima Raquel.

Melissa Santos ao lado da sua mãe, do padrasto e da reitora em exercício Fátima Raquel

Antes da fala da Reitora em exercício, o depoimento de uma mãe deu o tom de emoção de todas as falas que se seguiram: “Estou muito emocionada em poder dizer que minha filha é arquiteta da Uern. Eu me formei em Letras aqui e sempre sonhei em ser professora da Uern, amo essa universidade! Lembro quando minha filha me disse que ia fazer arquitetura, eu me preocupei muito com o mercado de trabalho… Ver o nome dela na convocação foi uma emoção imensa, minha vontade é dizer a todo mundo que minha filha é arquiteta da Uern”, comentou, com a voz embargada, Rosineide Jorge dos Santos, mãe de Melissa Santos.

Regina Coeli também tem forte vínculo com a Uern, egressa do curso de Direito, ela sempre teve o incentivo de sua mãe para fazer o concurso da Uern. “É um imenso prazer retornar à Uern como servidora, a gente pode até sair da Universidade, mas sempre fica um pouco da Uern em nós. Só tenho a agradecer, a Universidade sempre me abriu portas, aprendi muito aqui. Agora irei contribuir”, destacou Regina.

Regina Coelli ao lado da Reitora em exercício Fátima Raquel, durante colação de grau em 2019 e agora em 2020 durante sua posse como servidora

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Jéssica Figueiredo, falou sobre o trabalho que a Uern vem desenvolvendo para preencher esses cargos. “É uma grande satisfação recebê-las, sempre fico muito ansiosa e feliz a cada convocação. Sempre buscamos adequar as capacidades dos servidores às necessidades da Uern”, comentou Jéssica.

A chefe de Gabinete, Cicília Maia, ressaltou os aspectos legais do concurso público da Uern. “Tivemos 12 mil inscritos nesse concurso de 2016 e durante todo esse período em que fizemos as convocações, nunca tivemos problemas com a Justiça. Agora, estamos trabalhando para realizar um novo concurso público”, comentou Cicília, que em seguida deu as boas-vindas às servidoras: “Que vocês tenham esse sentimento de pertencimento à Uern. Fica nosso desejo de sucesso a vocês, a Uern está de portas abertas a quem deseja crescer com ela”, afirmou Cicília.

Em seguida, a assessora de infraestrutura da Uern, Bruna Medeiros, deu seu testemunho sobre a satisfação em trabalhar na Uern: “Realmente fiquei emocionada com a fala da mãe de Melissa. No curso de Arquitetura a gente lida muito com esse dilema do mercado de trabalho. Meu olhar sobre o papel social do arquiteto mudou muito desde que passei a trabalhar na Uern. É uma grande satisfação poder contribuir com a sociedade”, comentou Bruna.

Prestigiando a solenidade, o professor Lima Júnior, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), recordou a emoção de sua posse ocorrida há mais de 20 anos. “É muito gratificante presenciar momentos como esse, lembro da alegria da minha Posse. Eu estudei na Uern e sempre quis ser professor daqui. Sejam bem-vindas”, afirmou Lima Júnior.

Para Izabel Luz, servidora da Progep que fez a leitura do Termo de Posse, momentos como esse são gratificantes: “A minha posse não teve uma solenidade, naquele momento eu passei a trabalhar de forma imediata. Essa emoção que não tive no dia, consigo reviver a cada solenidade que presencio”, comentou Izabel.

A solenidade foi encerrada com o Ato de Posse pela reitora em exercício Fátima Raquel.