UERN e Unisinos iniciam aulas do Doutorado em Ciências Contábeis

As aulas da turma complementar do Doutorado em Ciências Contábeis, oferecido por meio de convênio entre a UERN e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), iniciaram nesta segunda-feira (8).

O primeiro módulo “Metodologia da Pesquisa” está sendo ministrado pelo Prof. Dr. André Korzenowski, as aulas serão realizadas durante toda a semana na Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM/UERN).

A turma conta 17 alunos, sendo 9 professores da UERN. Os outros alunos são da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O coordenador do curso, Prof. Dr. Sueldo Câmara, explica que algumas disciplinas serão ministradas na UERN e outras atividades acadêmicas ocorrerão em Porto Alegre/RS, na sede da Unisinos. Um dos pontos destacados por Sueldo é a avaliação do curso, que tem conceito 5 da CAPES.

“Programas de Doutorado em Ciências Contábeis não são tão comuns no País, nossa área ficou muito focada no mercado e a parte acadêmica só foi ampliada recentemente. Com a capacitação de nossos professores vamos ter um forte impacto no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Nossa produção acadêmica certamente será fortalecida. Além disso, ao fim do curso, o Departamento de Ciências Contábeis terá a maioria de seus professores com doutorado”, afirmou Sueldo Câmara.

O professor Rodolfo Lopes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, ressalta que a proposta de turma complementar viabilizará a formação de doutores em larga escala e em um curto espaço de tempo. “Certamente, após a conclusão dessa turma, esses docentes se empenharão para constituírem um programa de pós-graduação na própria UERN, o que trará impactos significativos para a sociedade”, avalia Rodolfo.

Nos últimos anos a UERN vem avançando na oferta da pós-graduação. Atualmente, a Universidade conta 4 cursos de Doutorado e 21 cursos de Mestrado ofertados em 19 Programas de Pós-Graduação.