UERN e SESAP discutem fortalecimento de parceria

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu a visita do titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Cipriano Maia, na tarde desta terça-feira, 5. O objetivo da visita é fortalecer a parceria existente entre a Secretaria e a Universidade.

Em reunião com o reitor Pedro Fernandes, o secretário falou sobre a importância de fazer parcerias entre a Sesap e a Instituição para a qualificação dos profissionais de saúde e o fortalecimento e institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) como espaço de formação. Também foi abordada a construção do Hospital da Mulher, construído em terreno cedido pela UERN.

O secretário ainda visitou as instalações do Núcleo de Atenção Materno Infantil (NAMI), na Faculdade de Enfermagem (FAEN), e do ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). Na visita à FAEN, Cipriano Maia recebeu um portfólio das atividades da Faculdade, com ênfase nas ações voltadas para o atendimento ao público.

Durante a visita ao ambulatório do curso de Medicina, o secretário estadual de Saúde destacou a otimização da parceria com a Universidade com vistas à implantação de uma Policlínica. O projeto faz parte do plano de Governo do Estado, inspirado nas policlínicas existentes no estado do Ceará.

A ideia é otimizar a estrutura e os atendimentos que a UERN já oferece. O Governo do Estado daria o suporte laboratorial e de estrutura física, e a Universidade entraria com a mão de obra qualificada e o atendimento especializado. “A proposta é que as policlínicas possam ser referências no atendimento na Atenção Básica”, frisa o secretário.

O reitor Pedro Fernandes destacou todo o potencial que a UERN oferece na área da saúde. “Temos vários projetos na Faculdade de Enfermagem voltados para o atendimento ao público. Também temos os atendimentos nos ambulatórios, com especialidades que somente são oferecidas aqui pelo SUS. O fortalecimento da parceria com a SESAP só vem a melhorar os atendimentos prestados à população”, destaca.