UERN e SEEC discutem combate ao analfabetismo e investimento na formação de professores

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Secretaria da Educação e Cultura do Estado (SEEC) estão empenhadas a trabalhar juntas em novos projetos para fortalecer o ensino superior e a educação básica do Rio Grande do Norte. O envolvimento da UERN e SEEC em novas ações foi discutido em audiência, nesta segunda-feira, 16, com a avaliação também dos projetos já em andamento.

O reitor Pedro Fernandes entregou à secretária Cláudia Santa Rosa um portifólio contendo os projetos em execução e outras propostas. O reitor destacou a presença da UERN na capital, que tem como um dos principais avanços, a retomada das obras do Campus Avançado de Natal (CAN)  e a importância da instituição para a educação básica no interior do Estado.

A relação entre a UERN e o ensino básico, segundo o reitor, é comprovada pelos níveis de formação de professores. “Em Mossoró, – segunda cidade do Estado – 94% dos professores são formados na UERN e na quase totalidade os municípios do interior, chega a 100%”, pontua o reitor. Outro item que comprova essa interação é o acesso de alunos da rede estadual de educação. Cerca de 70% dos estudantes da UERN são de escolas públicas.

A formação continuada de gestores escolares foi um dos pontos apontados pela secretária-adjunta Mônica Guimarães. Ela adiantou que cooperação da UERN nesse sentindo será essencial para o programa que a SEEC inicia em julho, através de um curso à distância. A capacitação desses gestores contará com elaboração e apresentação do plano de gestão.

A secretária Cláudia Santa Rosa assegurou que a SEEC quer consolidar os projetos já existentes e pensar em novos programas que a sociedade possa visualizar. “Vamos manter o que temos ao máximo para que a UERN cumpra sua missão que é tão importante para Estado”, assegura, acrescentando que além da formação de professores, o governo quer contar com a UERN para novas ações de combate ao analfabetismo. Cláudia Santa Rosa reafirmou a disposição de novas parcerias, ressaltando que reconhece a magnitude da Universidade do Estado.

Participaram da audiência a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da UERN, Fátima Raquel Rosado de Morais; Lúcia de Fátima Palhano de Oliveira Barbosa, coordenadora de Desenvolvimento Escolar, e Herbert Ezequiel Fernandes, coordenador dos órgãos regionais de educação (CORE).