UERN e SEDRAF discutem parceria a fim de buscarem soluções para problemas na área da agricultura

Com o objetivo de discutir parcerias para pensar soluções para problemas de políticas públicas, foi realizada reunião entre pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), Alexandre Lima. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 28, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG).

A reunião contou com a presença do pró-reitor, Prof. Dr. Rodolfo Lopes Cavalcanti; o chefe do Departamento do Setor de Incubadora, Prof. Dr. Vinícius Claudino de Sá e pesquisadores.

Uma das primeiras ações discutidas em reunião é a participação da UERN ao edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que visa financiar projetos de apoio à cadeia produtiva das frutas e flores do semiárido. A ideia é através da união de conhecimentos dar um suporte para melhorar a qualidade dos produtos, a logística e a entrega desse produto de forma eficiente.

“O que a gente está vivendo nesta reunião é um encontro da Universidade com as questões importantes do Estado. A SEDRAF veio buscar um suporte da Universidade para a elaboração de soluções para esses desafios, a partir do nosso conhecimento. Aqui temos professores de Química, Biologia, Administração, Economia que estão interessados em contribuir”, destaca o professor Vinícius Claudino.

O secretário de Agricultura destaca que a aproximação do Governo com a UERN é uma determinação estratégica da governadora no sentido de cada vez mais aproximar o Executivo das universidades. “A gente entende que as universidades podem dar uma contribuição efetiva no sentido de propor soluções para as demandas e problemas de políticas públicas, em especial às voltadas para a agricultura familiar. O intuito é intensificar as parcerias para que o Governo e a Universidade, junto com a comunidade, possam encontrar melhores soluções para as demandas sociais”, conclui Alexandre Lima.