Uern e Prefeitura de Mossoró estudam ampliação de parcerias

“Essa gestão será de muita parceria, muito trabalho e muito reconhecimento à Uern”. A afirmação é do prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, que, nesta quinta-feira (4), recebeu a reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Profª. Fátima Raquel Morais, acompanhada de parte de sua equipe de gestão.

A reunião foi o primeiro encontro oficial da reitora com o prefeito. Ela apresentou as parcerias já existentes entre a Universidade e o Município, destacando o impacto que essas ações têm na sociedade, como o caso dos ambulatórios da Faculdade de Medicina, que oferecem serviços de referência em diversas áreas. Em algumas especialidades, é o único equipamento público a ofertar o serviço pelo Sus (Sistema Único de Saúde).

O prefeito ouviu atentamente a explanação da reitora e afirmou que sua intenção é ampliar as parcerias já existentes com a Uern, citando o exemplo das preceptorias nas unidades de saúde do município. “Estamos modificando os contratos para que os médicos que prestam serviço à Prefeitura já estejam cientes de que irão receber os estudantes de medicina nas unidades de saúde, atuando como preceptores”, garantiu o prefeito.

Durante a reunião, também foram discutidas possibilidades de parcerias em outras áreas, tanto para ampliar a oferta de serviços à população, quanto para ofertar capacitação para os servidores do municípios em diversas áreas, como economia, turismo, letras, educação, informática, entre outras. A ideia é que seja formalizado um convênio macro, que possa abranger subprojetos de acordo com a necessidade do município e disponibilidade da universidade.

A professora Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria, destacou a necessidade de que a Prefeitura enxergue a cidade de Mossoró como uma cidade universitária e cultural, além de explorar as potencialidades da região, como o sal e a fruticultura, do ponto de vista turístico, criando rotas como existem em outros estados. Ela reforçou ainda a necessidade de que, no munícipio, exista um órgão dedicado a pensar em ciência e tecnologia.

A reitora Fátima Raquel colocou mais uma vez a Uern à disposição do município. Ela ressaltou o papel da universidade no desenvolvimento dos municípios nos quais está inserida e do Rio Grande do Norte.  “Nós temos a responsabilidade de contribuir com o município e com o desenvolvimento do nosso estado, em especial, das cidades e regiões nas quais existe uma unidade da nossa Uern”, afirmou a reitora.

Ela ainda destacou o reconhecimento do prefeito em relação à Uern desde a composição de sua equipe de gestão. Compõem o secretariado de Alysson Bezerra, os professores Humberto Fernandes (consultor-geral do Município); Hubeônia Alencar (secretária de Educação); Etevaldo Almeida (secretário de Cultura); Frank Felisardo (secretário de Planejamento) e Franklin Filgueira (secretário de Desenvolvimento Econômico).

Participaram da reunião, os secretários Humberto Fernandes, Hubeônia Alencar, Frank Felisardo e Etevaldo Almeida. Da Uern, além da reitora Fátima Raquel e da chefe de gabinete Cicília Maia, participaram o subchefe de gabinete da Reitoria, Janderson Dantas; o assessor de Governança da Informação, Esdras Marchezan; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Jéssica Figueiredo, e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Torres.

Fotos: Allan Pablo/PMM