Uern é por mais um ano parceira do projeto “A praia é para todos”

Por mais um ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições parceiras do projeto “A praia é para todos”, iniciativa que desenvolve ações de inclusão na Praia de Tibau. A parceria foi reafirmada em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 16, na Reitoria da universidade.

Para a reitora Cicília Maia, é uma grande satisfação da Uern fazer parte desse projeto. “O projeto ‘A praia é para todos’ é uma importante ação de inclusão, e a Uern está de portas abertas para apoiar esse tipo de iniciativa”, declara a reitora. O projeto será promovido dia 30 de janeiro de 2022, na Praia do Ceará, em Tibau, e visa proporcionar uma programação que conta com atividades físicas, recreativas e banho de mar para pessoas com deficiência.

A Uern contribuirá com a disponibilização de um ônibus para o transporte dos participantes. “Também vamos chamar as Faculdades de Educação Física (Faef) e de Enfermagem (Faen) para se juntarem às ações do projeto, além do apoio da equipe da Diretoria de Política e Ações Inclusivas (Dain)”, afirma Cicília Maia.

Petras Vinícius, um dos coordenadores do projeto, enfatiza que é uma satisfação ter a Uern como parceira do projeto. “Ter a Uern no projeto engrandece o evento”, frisa. A presidente da Associação das Mulheres com Deficiência, Cláudia Medeiros, reforçou que a Uern é uma importante parceira do Projeto, que cresce a cada edição. “Só temos a agradecer a parceria”, disse.

Renata Fernandes, umas coordenadoras do Fórum de Mulheres com Deficiência e egressa da Uern, destacou que a Uern vem fortalecendo seu papel na luta por uma sociedade mais inclusiva dentro e fora dos muros da universidade, e o apoio ao projeto é mais uma de suas ações.

“Cursei Ciências Biológicas na Uern, em uma época em que a inclusão das pessoas com deficiência ainda precisava avançar muito. Quando voltei para fazer o mestrado na universidade, me deparei com uma nova realidade, com uma estrutura e formato de ensino que pensa em ações inclusivas e, consequentemente, facilita o acesso à educação para as pessoas com deficiência. Todo esse trabalho de inclusão dentro da Universidade se reflete para fora. O apoio a ações do projeto ‘A praia é para todos’ é um exemplo disso. A Uern é uma parceria de força a esse projeto, que vai somar à nossa luta por uma sociedade mais inclusiva”, frisa Renata Fernandes.

A participante do Fórum de Mulheres com Deficiência e também egressa da Uern enfatiza que está muito feliz com esse acolhimento do projeto pela Universidade. “É muito importante essa parceria porque a Uern mostra a sua responsabilidade para além da formação acadêmica, enfatiza o seu papel de transformação junto à sociedade”, declara.

De acordo com a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), as parcerias institucionais possuem grande importância para a quebra de barreiras atitudinais, conceituais, procedimentais e físicas. “A Uern, universidade socialmente referenciada, participa a cada ano do ‘A Praia é Para Todos’, convívio sensível e respeito aos direitos humanos, considerando as políticas para a acessibilidade plena e efetiva para todos e todas”.