UERN e Governo firmam termo de cooperação para instalar Restaurante Popular nos Campi de Patu e Pau dos Ferros

Durante a programação da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Governo do RN firmaram termo de cooperação para instalar unidades do Restaurante Popular nos Campi de Patu e Pau dos Ferros. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

A ampliação do programa Restaurante Popular na UERN é fruto do diálogo permanente com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

A UERN conta com uma unidade do Restaurante Popular no Campus Central. Por dia são ofertadas mais de 1.500 refeições, sendo 325 cafés, 900 almoços e 300 jantares. Com apenas R$ 2 por dia é possível fazer as principais refeições no Restaurante Popular do Campus Central, beneficiando os estudantes, em especial àqueles que passam o dia todo, ou dois turnos, na UERN. Além dos discentes, a unidade beneficia a comunidade externa, sobretudo moradores de bairros vizinhos à Universidade.

A governadora Fátima Bezerra lembou que quase 90% dos alunos da UERN são oriundos de escolas públicas, por isso a importância da adoção de políticas que visam a permanência destes estudantes. “Não basta democratizar o acesso, é preciso oferecer condições de permanência. Dentro da política estudantil da UERN, o Restaurante Popular é um importante instrumento voltado para a segurança alimentar”, frisa.

O reitor Pedro Fernandes agradeceu a parceria com o Governo do Estado para ampliação do programa do Restaurante Popular para os campi de Patu e Pau dos Ferros, e destacou a importância do Restaurante no Campus Central. A oferta das três principais refeições no Restaurante Popular representa uma grande ajuda à permanência dos estudantes na Universidade, reduzindo os gastos com alimentação.