UERN e Governo do RN discutem pauta da Faculdade de Ciências da Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), que compreende o curso de Medicina, foi o principal tema de uma série de reuniões da reitora em exercício da Instituição, Fátima Raquel Morais, com diversos órgãos do governo estadual nesta quarta-feira (11), em Natal.

Fátima Raquel foi recebida pelo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, que garantiu a prioridade dada a UERN, e demais Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, na utilização do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, como campo de estágio não apenas para os estudantes de Medicina, como também de outras áreas, como Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, entre outros.

“As IES públicas têm prioridade na utilização de nossos espaços para o desenvolvimento de ações formativas em todos os setores do Hospital”, garantiu o secretário, que colocou todas as unidades da saúde à disposição dos futuros profissionais, o que inclui o Hospital Rafael Fernandes e a sede da Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), em Mossoró.

A reitora em exercício e o secretário também conversaram sobre a possibilidade de ampliar a parceria, contemplando também os estudantes de outros campi da instituição. “É fundamental envolver o maior número de estudantes. Estamos analisando soluções adotadas por outros estados, como as policlínicas do Ceará, além de outras ações que também poderão receber esses estudantes”, afirmou Cipriano Maia.

Fátima Raquel também foi recebida pelo secretário adjunto de infraestrutura do Rio Grande do Norte, Haroldo Azevedo Filho e pelo sub-secretário de obras, Adalberto Albuquerque. Sob o comando do secretário de infraestrutura Gustavo Coelho, desde o ano passado, a Secretaria acompanha a área da FACS interditada no último sábado. Na reunião desta tarde, a reitora informou ao Governo do Estado o cumprimento da determinação da própria secretaria para interditar o espaço, como forma de garantir a segurança da comunidade acadêmica e visitantes. Também foram discutidas formas de dar celeridade ao processo.

“O primeiro ponto era garantir a segurança das pessoas, por isso a interdição. Agora, é preciso fazer o estudo de permeabilidade e sondagem do solo e com esse laudo, desenvolver o projeto de recuperação estrutural para aí sim, dar início à obra com todas as adequações necessárias para que o problema não volte a acontecer”, explicou o secretário-adjunto.

Ainda na pauta da FACS, a reitora em exercício também conversou com o diretor da EMATER/RN, Franki Souza. Diante da interdição da área da FACS que compreende o auditório, a cantina e a administração da Faculdade, a reitora reiterou o pedido à direção da EMATER para que as salas ocupadas pelo órgão na área dos ambulatórios fossem novamente destinadas à Universidade.

Franki Souza afirmou que o processo para a mudança do órgão para um espaço definitivo já está bastante avançado, e a perspectiva é de que, até o mês de maio, as salas estejam liberadas para a UERN.

“Foi uma agenda muito intensa, mas também muito positiva. Conseguimos avançar em várias áreas, especialmente no que diz respeito à FACS, tanto na área estrutural, como também no que se refere aos campos de estágio. Agradecemos à atenção e ao empenho de todos os auxiliares da Governadora Fátima Bezerra para que possamos voltar à normalidade o mais breve possível”, afirmou Fátima Raquel.

TRIBUNAL DE CONTAS – Nesta mesma agenda, a reitora em exercício foi recebida pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gilberto Jales. A reitora e o assessor jurídico da UERN, Humberto Fernandes, fizeram alguns esclarecimentos ao Conselheiro sobre processos da Instituição. Fátima Raquel também agradeceu a atenção do Conselheiro e a atenção com a Universidade.

Acompanharam a agenda da reitora em exercício a pró-reitora de gestão de pessoas, Jéssica Figueiredo e o diretor financeiro da UERN, Ítalo Dantas.