Uern e Governo do Estado lançam os projetos “Plantando o Futuro” e “Vozes do Semiárido”

A Uern e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) lançaram, nesta terça-feira (29), os projetos “Plantando o Futuro”, através do qual serão plantadas e distribuídas 200 mil mudas de plantas frutíferas e nativas, e “Vozes do Semiárido”, série que retrata histórias de pessoas que vivem no semiárido potiguar e atuam de diversas formas em prol da sustentabilidade da vida na região.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Campus Central da Uern e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, que enalteceu os dois projetos e o impacto social que as iniciativas da Uern promovem.

“O projeto Vozes do Semiárido é muito simples, mas é exatamente nessa simplicidade que está a beleza dele, que é dar voz a nossos agricultores, dar voz àqueles que lutam por uma sobrevivência com dignidade e com respeito com o meio ambiente. E o Plantando com o Futuro traz uma temática muito necessária, diante de todo o contexto que a gente vive de transição energética no nosso planeta. Isso reforça a questão da segurança alimentar e a consciência ambiental. Isso mostra também o papel relevante e estratégico que a Uern desempenha na nossa cidade, envolvendo a agenda da educação”, frisou a governadora.

Durante a solenidade, o secretário de estado do Desenvolvimento e da Agricultura Familiar, Alexandre de Oliveira, ressaltou os benefícios dos projetos também para a formação estudantil, uma vez que os projetos contam com participação ativa dos discentes. “A Uern sempre esteve na posição de uma entidade fundamental no desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, apontou o secretário.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, também destacou o impacto dos projetos lançados nesta terça-feira e salientou o sentimento de gratidão em relação à governadora e à administração estadual pela sanção, nos últimos meses, da lei que extingue a lista tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor da Uern, da autonomia financeira da Instituição e do Plano de Cargos, Carreiras Remuneração dos servidores.

“Nós estamos aqui muito felizes com essas conquistas, com esses gestos concretos. Você está nos deixando três grandes marcos que significam muito pra gente. E agora, neste momento, vemos todo o potencial de tudo o que a universidade pode contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, que é aquilo que nós vamos buscar, com as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destacou a professora Cicília Maia.

Através do projeto Plantando o Futuro, 200 mil mudas serão produzidas pela Uern e pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), sendo distribuídas para cerca de 50 municípios potiguares.

Serão produzidas mudas de plantas nativas, como ipês, caraibeira e catingueira, e também plantas frutíferas como caju, acerola, limão e cajarana, entre outras. A iniciativa tem como objetivos centrais ampliar a arborização urbana e o conforto térmico das cidades, fornecer mudas frutíferas entre produtores e gerar fonte de renda no âmbito da agricultura familiar.

Do total de 200 mil mudas que serão distribuídas neste ano, metade será produzida pelo setor de mudas da Ufersa, enquanto as 100 mil restantes terão origem a partir de um viveiro que será construído no Campus Central da Uern.

Para a produção das mudas, o projeto contará com sete alunos bolsistas, sendo quatro provenientes do Curso de Gestão Ambiental da Uern e outros três da Ufersa. Além dos bolsistas, o projeto conta, no âmbito da Uern, com a participação dos professores Márcia Farias, do Departamento de Gestão Ambiental, e do professor Leovigildo Cavalcanti, do Departamento de Economia.

“A ideia é que a Uern futuramente tenha um setor próprio de produção de mudas, que possa também fazer a distribuição para a população em geral”, apontou a  professora Márcia Farias.

Já o projeto  Vozes do Semiárido é uma produção do Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN) e da UERN TV, com apoio da Sedraf, sendo coordenado pelos professores do curso de Jornalismo da Uern Esdras Marchezan e Fabiano Morais.

A série contará com duas temporadas, com seis episódios cada uma. O lançamento da primeira temporada está previsto para o final de abril.

A produção será distribuída para emissoras de TVs públicas do Rio Grande do Norte e plataformas de streaming.