UERN e FAPERN discutem parcerias e projetos que visam a inovação e a popularização da Ciência no RN

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, a reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), profa. Fátima Raquel, recebeu o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), prof. Gilton Sampaio, acompanhado de sua equipe – Lilian Oliveira, chefe de Gabinete da Fapern, e os analistas Regiane Paiva e Ricardo Silveira. Em pauta, as parcerias e as perspectivas de novos projetos que possam viabilizar a inovação e a modernização dos processos no Estado.

“Esse ano foi de muito aprendizado e desafios. Nossa perspectiva é que 2021 seja decisivo para a Uern, pois pretendemos realizar obras em todos os Campi. A parceria com a Fapern é muito importante para nós”, afirmou Fátima Raquel. A reunião também contou com a participação de Etevaldo Almeida, subchefe de Gabinete, Anairam Medeiros, da Edições Uern e Zaira Nakala, da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DAINT).

Adotando rigor, exigência técnica e ações que valorizam a Ciência, a FAPERN tem ampliado as parcerias com as Instituições de Ensino Superior do RN, uma delas é a UERN. Gilton Sampaio destacou que essas iniciativas são fundamentais. “Nós vamos tornar possível a inovação e a Ciência no Rio Grande do Norte. O Estado cresce com essas parcerias”, comentou Gilton Sampaio.

Na ocasião, a diretora da Edições Uern, Anairam Medeiros, falou sobre o Edital da Fapern para publicação de e-books, cujo resultado foi publicado recentemente. “Tivemos selecionadas obras da UERN, UFRN, UFERSA e IFRN. Foram submetidos 63 trabalhos e, após as avaliações dos pareceristas, teremos 57 obras publicadas. Estamos na fase de diagramação e revisão”, afirmou Anairam.

Para ilustrar a importância desse edital, Anairam explicou que em 2019 foram publicadas 22 obras com o selo Edições Uern, com esse edital da FAPERN, a editora vai fechar 2020 com 88 obras publicadas pelo selo Edições UERN.

Além de possibilitar que os pesquisadores divulguem seus trabalhos, a parceria possibilita também o aprendizado dos alunos, com a oferta de 10 bolsas nas áreas de Letras, Comunicação e Informática.

O edital também contempla a tradução de sites de programas de Pós-Graduação, sob coordenação da Daint. Zaíra Nakala informou que a Diretoria selecionou dois estagiários de Língua Inglesa e dois de Língua Espanhola.

Outros projetos futuros, com convênios de intercâmbio e editais para oferta de bolsas foram discutidos na reunião.