Uern e Conselho Estadual de Educação discutem a Autonomia Financeira e desenvolvimento da educação

A Autonomia Financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que tramita na Assembleia Legislativa (AL/RN), foi um dos temas de pauta entre os gestores da Uern e o Conselho Estadual de Educação (CEE/RN). A reunião on-line foi realizada nesta quarta-feira (8), conduzida pelo presidente do CEE, Aécio Cândido de Sousa.

A reitora da Uern, profa. Dra. Cicília Maia, solicitou o apoio do Conselho Estadual de Educação para o projeto de Autonomia Financeira e apresentou uma série de informações e dados que comprovam a importância da Uern para o Rio Grande do Norte, bem como a atuação da Universidade nesse momento de pandemia.

“O apoio do CEE é muito importante. Estamos sensibilizando os deputados e deputadas, bem como toda a sociedade civil que tem demonstrado seu apoio de forma significativa. Precisamos de mais vozes defendendo a educação pública, gratuita e de qualidade, essa defesa deve ocorrer em todos os níveis”, afirmou Cicília.

O presidente do CEE, Aécio Cândido, elogiou o posicionamento da Uern e destacou que a autonomia financeira representa um marco histórico para a Instituição. Professor aposentado da Uern, Aécio foi vice-reitor nas gestões de Milton Marques (In memoriam) – 2005/2009 – 2009/2013.

A conselheira Claudia Santa Rosa sugeriu a emissão de uma nota de apoio do Conselho Estadual de Educação, que expresse os avanços da Uern nos últimos anos, destacando os processos de avaliação e o acompanhamento do CEE.

Com uma fala contundente, a reitora Cicilia Maia abordou o perfil social da Uern e o trabalho realizado pela Universidade durante a pandemia. “Sou egressa dessa universidade e tenho muito orgulho! Em 53 anos de história, temos mais de 50 mil estudantes diplomados. As universidades têm atuado na valorização da ciência, da pesquisa e da extensão. Elas exercem um papel fundamental. A partir da suspensão das atividades presenciais – inclusive fomos a primeira instituição do Estado a tomar essa medida na gestão da professora Fátima Raquel – vimos a necessidade de implantar o auxílio inclusão digital. Também fizemos outra grande ação com o atendimento multiprofissional e atuamos na linha de frente, auxiliando a vacinação”, pontuou Cicília, ressaltando que a Universidade segue o Decreto do Governo do Estado e possui um comitê Covid.

A conselheira Leideana Bacurau elogiou as medidas adotadas e afirmou que “o protagonismo da Uern precisa ser socializado”, para que a comunidade saiba o que é produzido na academia e reconheça a importância da Uern, sobretudo no interior do Estado.

Outro tema discutido foi a Avaliação Institucional. A reitora Cicília Maia demonstrou preocupação com o pós-pandemia e a possibilidade de queda dos indicadores, sugerindo um plano de retomada. “Nossa Avaliação Institucional tem feito um trabalho específico para o ensino remoto. Meu coração está cheio de esperança e aquecido para o dia 2 de fevereiro de 2022, quando iniciaremos as aulas presenciais”, declarou a reitora.

Participaram da reunião por parte do CEE: Aécio Cândido, Aliete Bormann, Claudia Santa Rosa, Denise Carvalho, Glauciane  Pinheiro, Leideana Bacuraru, Levi Correia de Lima, Ludyélia Maria Hermes, Otávio Augusto de Araújo, Vanda Maria e Marcos Lael de Oliveira. Acompanharam a reitora Cicilia Maia: Mayra Ribeiro, pró-reitora de Ensino de Graduação; Wendson Dantas, assessor de Avaliador Institucional; e Erison Natecio, pró-reitor de Assuntos Estudantis.