UERN discute perspectivas da educação potiguar com entidades do RN

A professora Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) representou a Instituição em uma discussão com o tema “Educação Potiguar: Calendário e Perspectivas”, promovida nesta quinta-feira (2), pela Subsecretaria Juventude do Rio Grande do Norte, com mediação do subsecretário Gabriel Medeiros.

O debate contou ainda com a participação do secretário estadual de educação, Getúlio Marques; a coordenadora da Undime/RN, Shirley Pinto; a Diretora de Comunicação da UEE/RN, Mayra Dantas e a presidente da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas – APES, Lauanda Pedrita.

Cicília Maia apresentou as estratégias educacionais realizadas pela Universidade durante a pandemia. Ela relembrou as circunstâncias que levaram a UERN a suspender as atividades presenciais em 15 de março, sendo a primeira instituição de ensino do Rio Grande do Norte a tomar esta atitude, que foi, posteriormente, comprovada como a melhor atitude a ser tomada naquele momento. Cicília também apresentou as políticas e ações adotadas pela Universidade para o enfrentamento à pandemia, como a manutenção das bolsas de estágio, diálogo permanente com os estudantes, auxílio digital e apoio psicossocial para servidores e estudantes da Instituição.

O secretário estadual de educação, Getúlio Marques, destacou a importância e as colaborações da UERN durante a pandemia, nas inúmeras ações desenvolvidas pelas faculdades, como pelo estudo de biossegurança desenvolvido pela Instituição. “A UERN tem desenvolvido um estudo neste sentido desde o início da pandemia, e irá contribuir muito para o nosso plano de retomada, que só irá acontecer se o Comitê Científico disser que é seguro, que temos condições”, garantiu o secretário.

O subsecretário de juventude também ressaltou as contribuições da UERN para o Estado, e o comprometimento dos profissionais da educação neste contexto de pandemia, que buscam incansavelmente soluções para levar educação de qualidade para todos os estudantes, vencendo os desafios da pandemia. “A educação é o nosso serviço mais valioso. As universidades estão produzindo soluções para o problema. As escolas também estão fazendo. são guerreiros os trabalhadores da educação”, afirmou.

A íntegra do Bate-Papo pode ser acompanhado no perfil do Facebook da Sejuv, no link https://www.facebook.com/sejuvrn