UERN discute parcerias com Fundação José Augusto

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, e a vice-reitora Fátima Raquel Moraes receberam nesta segunda-feira (11) o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, e o diretor do Teatro Lauro Monte Filho, padre Manoel Vieira Guimarães, para discutir parcerias.

Uma das parcerias propostas envolve a reabertura do Teatro Lauro Monte Filho, reinaugurado no final de 2018. Segundo Crispiniano, o prédio está pronto porém sem condições de funcionamento. À princípio, a parceria será no sentido de garantir o funcionamento do espaço, porém, a ideia é expandir as parcerias, que deverá contemplar a revitalização do auditório do Epílogo de Campos, na UERN, a realização do Festuern e a oferta do curso superior em teatro, aprovado desde 2002.

“Cortez Pereira já dizia: se unidos não somos fortes, divididos não somos nada. A UERN e a Fundação José Augusto fazem parte do Estado do Rio Grande do Norte e este momento é de união”, afirmou Crispiniano Neto, destacando as limitações em virtude do decreto de calamidade publicado pela governadora Fátima Bezerra como forma de equilibrar as finanças do Estado, como a contratação de pessoal.

Pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes participou da reunião e falou sobre a vocação da UERN para impulsionar a cultura no Rio Grande do Norte. Ele explicou que um dos pilares da Pró-Reitoria de Extensão da UERN é a cultura e citou o sucesso do Festival de Teatro da UERN, o Festuern. O pró-reitor também apresentou parte do Plano Institucional de Cultura da Universidade, que contempla a recuperação do prédio da Associação Cultura e Esportiva Universitária (ACEU) e do auditório do Epílogo de Campos.

Sobre o Festuern, o presidente da Fundação destacou a importância do Festival, por ser um projeto estruturante, que tem um processo de formação e montagem de um espetáculo.

O reitor Pedro Fernandes agradeceu a presença do presidente da Fundação José Augusto na UERN e se mostrou animado com as parcerias que serão firmadas entre as duas instituições. O reitor destacou a importância do Teatro Lauro Monte Filho para cursos e projetos da Universidade. “Nós almejamos por 10 anos a reabertura do teatro e agora temos que colocá-lo para funcionar. Para a UERN, esta parceria abre um leque de possibilidades que beneficiarão os nossos alunos e a comunidade em geral, inclusive com a abertura do curso de teatro da UERN, aprovado desde 2002, mas que ainda não conseguimos tirar do papel”, afirmou o reitor.

Crispiniano Neto também visitou o auditório Epílogo de Campos, que passará por processo de revitalização, e firmou compromisso de tentar viabilizar as cadeiras do auditório. Um convênio será firmando entre a Universidade e a Fundação com os termos da parceria, o que deve acontecer nas próximas semanas.