UERN DISCUTE MOVIMENTO ESTUDANTIL

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos (CA´s), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), querem fazer de 2007 um ano histórico no movimento estudantil. E para que isso ocorra, as entidades promoverão debates, abordando diversos aspectos.

O assunto será o principal ponto de pauta no VII Congresso dos Estudantes da Uern(CONUERN) que será realizado de 01 a 04 de fevereiro. "Vamos construir uma nova cultura política no movimento estudantil com ampla participação democrática", adiantou a presidenta do DCE, Adriana Vieira.

Durante o Congresso, haverá encaminhamento e votação das propostas que nortearão o novo momento do movimento estudantil e reformação dos estatutos da Uern. O CONEUERN acontecerá no campus central, ginásio de esportes. .

A abertura será às 19h e em seguida haverá mesa redonda |40 anos do DCE- um reencontro com sua história. Depois, estão previstas apresentações culturais. Na chamada Noite do Nordeste, haverá forró pé de serra, maracatu, coco, ciranda, violeiros e repentistas.

Na manhã seguinte está prevista a plenária inicial a partir das 8h, homologação do regimento e montagem do painel 40 anos de Memória. A programação será retomada às 14h, na FAFIC e Centro de Convivência com exposição de painéis articulando os movimentos sociais. Já às 19h no Ginásio de Esportes haverá conferência e apresentações culturais, na Noite do Rock.

No sábado o Congresso dos Estudantes prossegue com grupos de discussão. Os temas Movimento Estudantil e Estatutos e Regimentos – Um caminho a seguir serão apresentados por Adriano Cavalcante, diretor de Formação política do DCE e Diocele Leite, diretora de Comunicação. Feminismo: a luta por igualdade será exposto por Adriana Vieira – Presidenta do DCE/Núcleo Marcha Mundial das Mulheres da UERN e a Avaliação Institucional por Petrônio Andrade, Diretor de Formação Política do CA de História.

A programação terá, ainda, debates a respeito de Transgressões Culturais: construindo alternativas frente a hegemonia cultural por Viviana Mesquita do Movimento Teatro de Rua, Reforma Universitária: uma luta histórica do ME com Telma Gurgel – Professora FASSO/UERN e LGBT: a luta pela livre orientação sexual por Nestor Duarte – Diretor de Artes. com Entidades Estudantis do DCE e Educação Básica com apresentação de Allan Solano, Estudante de Pedagogia.

Maiores informações
DCE