UERN discute formação de professor no Vale do Açu

Única instituição pública a formar professor no interior do Estado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveu, através do Campus Avançado Walter de Sá Leitão (CAWSL), de Assú, uma reunião com secretários municipais e Diretorias Regionais de Educação (DIREDs). O encontro que aconteceu na última quarta-feira, 25, apresentou o Plano Nacional de Formação de Professores (PAFOR), como a oportunidade de graduação para os professores da rede pública de ensino do Vale do Açu.

O reitor Pedro Fernandes explicou que a UERN, que já oferta licenciaturas dentro do PAFOR, quer discutir as demandas com a rede básica. “Temos como desafio fixar o professor no município, com políticas de capacitação”, afirmou, conceituando o PAFOR, como um projeto inovador. 

A coordenadora institucional na UERN, professora Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, esclareceu que a exigência do PAFOR, que é realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é o professor estar em sala de aula. Isso tanto para a primeira licenciatura quanto para os que já têm nível superior, mas não estão na área de atuação. “Temos que unir os municípios para consolidar as turmas”, declarou a professora, anunciando que em agosto, serão abertas 11 novas turmas de pedagogia, em Assú.

Lembrando que esse foi o segundo encontro entre a UERN e os representantes da rede estadual de ensino e a diretora do Campus, professora Marlúcia Barros.

Os representantes das Direds e secretarias municipais elogiaram a parceria da UERN com a Educação Básica e destacaram a carência de professores em sala de aula. Entre as disciplinas, foram citadas Matemática, Química, Biologia e Português. 

A oferta de Letras/Libras foi uma das reivindicações da Educação Básica. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, adiantou que existe um grupo trabalhando o projeto pedagógico que será submetido ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Temos uma perspectiva para um futuro bem próximo”, afirmou, acrescentando que criado o curso na graduação, ele poderá ser incluído nas licenciaturas do PAFOR.