Uern deverá voltar a coordenar CapacitaSUAS no RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deverá ser, mais uma vez, a instituição a coordenar o Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) no âmbito do Estado.

Na manhã desta quarta-feira (03), representantes da Uern, da Secretaria do Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN) participaram de reunião por videoconferência para conversar sobre o termo de cooperação entre Secretaria e Universidade, através da Fundação.

A secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Iris Oliveira, apresentou, junto com a sua equipe, os termos do convênio e reafirmou o interesse em mais uma parceria com a Universidade. “O caminho não poderia ser outro nesse governo para a execução do CapacitaSUAS senão com a Uern. Além do projeto, existem outros quatro programas federais que também deverão ser executados com a Uern”, garantiu a secretária.

A chefe de gabinete da Reitoria, profª Cicília Maia, representou a reitora em exercício, profª Fátima Raquel Morais, e reafirmou o interesse da Universidade em realizar a capacitação. “A Universidade tem total interesse nessa parceria, que já foi realizada em outro momento e que deu tão certo, e com um impacto tão significativo na sociedade”, avaliou Cicília Maia.

O presidente da Fundação, prof. Frank Felisardo, também manifestou o interesse na parceria. “Ficamos felizes em participar dessa discussão. Já temos o respaldo jurídico de outras parcerias com órgãos do Estado e não vejo problema em realizarmos mais essa parceria”, afirmou.

O CApacitaSUAS é o maior programa de capacitação dos servidores da área de assistência social do Rio Grande do Norte. Atualmente a rede de assistência social do estado conta com mais de 7.500 servidores. Destes, 2.500 deverão ser capacitados nesta edição. Em 2014, a Uern atuou na capacitação dos servidores da rede, tendo capacitado aproximadamente 1500 servidores.

Da Universidade, além da professora Cicília Maia e do prof. Frank Felisardo, participaram também da reunião o subchefe de gabinete da Reitoria, prof. Janderson Dantas, e o pró-reitor de assuntos estudantis da Uern, Erison Torres.