Uern defende inclusão efetiva da extensão universitária na pauta dos governos

Pró-reitores e pró-reitoras de universidades públicas brasileiras estão reunidos na Universidade Federal de Uberlândia (UFG), em Uberlândia, Minas Gerais, participando do 49º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores e Pró-Reitoras de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está representada no evento com a participação do professor Esdras Marchezan, titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e da Diretora de Extensão, professora Denise Vasconcelos.

O encontro iniciado hoje, 7, e que segue até quinta-feira, 9, está tratando de diversos assuntos relacionados à prática e experiência da extensão universitária nas universidades públicas brasileiras, tendo como base o tema: “A extensão brasileira em (nova) perspectiva”.

Em debate sobre “O papel da extensão universitária na defesa do estado democrático de direito”, conduzido pelos professores Ladislau Dowbor (PUC/SP) e Fabiana Dultra (UFBA), o professor Esdras Marchezan destacou a importância e urgência de que os governos estaduais, assim como o governo federal, garantam a extensão universitária na pauta das políticas públicas a serem construídas visando o combate às desigualdades sociais e o fortalecimento da educação junto às comunidades.

“As universidades têm prestado um serviço fundamental no desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da extensão universitária, com ações de impacto social junto às comunidades. Entretanto muitas vezes elas atuam sozinhas. É preciso que os governos, estaduais e federal, prestem o devido apoio e fomento a uma política nacional e a políticas estaduais de extensão universitária, em parceria com as instituições de ensino superior”, destacou.

Durante o debate, o professor Ladislau Dowbor enfatizou a necessidade urgente por uma democracia real e verdadeira no Brasil.

“Com uma desigualdade social como a que temos neste país, não é possível pensar em uma democracia plena”, comentou.

Neste aspecto, o professor Esdras Marchezan apresentou as recentes conquistas da Uern, como a autonomia financeira e o fim da lista tríplice, e sugeriu uma maior integração entre as instituições de ensino superior (federais, municipais e estaduais) na articulação política para garantia da extensão universitária na agenda dos governos.