UERN debate questões étnicas do Nordeste até sexta-feira

Foi aberto ontem à noite o IX Colóquio Sobre Questões Étnicas do Nordeste Brasileiro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O tema é: Questões Étnicas e Políticas Públicas de Ações Afirmativas em Tempos de Incertezas.

A abertura foi marcada pela mesa-redonda com a presença das professoras Francisca Ramos, pró-reitora de Ensino de Graduação, e Ivonete Soares. E Melquezedeque Fernandes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A professora Ivonete Soares destacou que o assunto é pertinente mesmo com os avanços dos últimos anos. “Precisamos enfrentar o racismo, essa é a principal coisa. Discutir as questões étnicas é discutir a questão sobre os grupos humanos de nosso País. No Nordeste esta questão tem avançado profundamente como no Brasil nos últimos 18 anos com a afirmação de direitos”, declarou.

Francisca Ramos acrescentou a importância das cotas raciais nas universidades. “A questão étnica e racial não pode ficar à margem das discussões sociais. Sabemos que o povo negro e o indígena têm muitas dificuldades de inserção social e essas pessoas precisam continuar com políticas afirmativas”, analisou.

A mediadora foi a professora Eliane Anselmo, que também é coordenadora do colóquio. “A gente resolveu promover um debate e as nossas pesquisas neste momento importante de nossa história em que precisamos colocar as questões étnica e racial em discussão”, frisou.

O evento transcorre até a próxima sexta-feira.