Uern debate desafios da educação em Fórum Nacional de Reitores

Reitores, reitoras e representantes de mais de 80 instituições públicas e privadas de ensino superior debateram questões emergentes sobre a educação brasileira no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes de Universidades Parceiras do Canal Futura, que ocorreu na sexta-feira passada, 26, no Rio de Janeiro. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou das discussões, com o professor Fabiano Morais, coordenador da UERN TV, e o pró-reitor de extensão, Esdras Marchezan, que representou a reitora Cicília Maia. O evento é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Uma preocupação apresentada por grande parte das universidades foi a ausência de uma política pública atual forte e de valorização das instituições. O fortalecimento das políticas de permanência estudantil também esteve no centro do debate. Os dirigentes defendem que haja respeito à autonomia das instituições e ampliação dos investimentos públicos, garantindo melhorias no ensino, pesquisa e extensão.

“Esse momento é importante, também, para falarmos sobre integração entre nós. As instituições precisam dialogar mais entre si, criando redes fortes de atuação junto à comunidade e fazendo com que as pessoas conheçam mais os resultados do trabalho feito por universidades, faculdades e institutos. De forma integrada, temos melhores condições de reagir a qualquer tipo de ameaça e ataque à educação pública”, disse o pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, durante o evento.

A experiência da UERN TV nesse trabalho de integração com outras instituições foi apresentada como um case de sucesso no campo da produção audiovisual universitária.

O coordenador da UERN TV, professor Fabiano Morais, falou durante uma das mesas da programação. Junto com o professor Esdras Marchezan, e com a professora Maira Bittencourt, diretora de comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele apresentou aos presentes o projeto “Alô, Comunidade”, um programa de TV produzido pela UERN, UFS e Canal Futura com foco nas ações de extensão das instituições públicas brasileiras de ensino. Mais de 60 instituições já fazem parte desta rede de parceiros.

“O ‘Alô, Comunidade’ é uma aposta nesta integração da educação superior brasileira, por meio das instituições. Vamos mostrar a beleza do que tem sido feito, junto com a comunidade, no campo da extensão”, ressaltou Fabiano Morais.

A Uern faz parte da rede de universidades parceiras do Canal Futura desde 2014, tendo realizado 07 séries e programas televisivos que estão sendo exibidas em rede nacional. Para 2022, mais quatro produções devem entrar no ar, entre elas o “Alô, Comunidade!”.