UERN dá início a Colações de Grau do semestre letivo 2019.2 de forma não-presencial

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. A frase é do filósofo Immanuel Kant, e foi utilizada pela oradora das turmas concluintes do curso de Pedagogia (Faculdade de Educação), Carla Katilyanne da Silva Santos, durante a solenidade de colação de grau por videoconferência, realizada nesta segunda-feira, 11.  Emocionada, Carla relembrou em seu discurso a transformação das vidas dos estudantes do curso através da educação e comemorou a vitória hoje conquistada.

Devido à pandemia do novo coronavírus e respeitando as medidas de isolamento social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem realizando suas solenidades ordinárias e extraordinárias de colação de grau de forma não-presencial, através da Plataforma Google Meet. A solenidade de Colação de Grau dos estudantes de Pedagogia foi presidida pela reitora em exercício da UERN, Profª Fátima Raquel Rosado Morais, e abriu a programação de colação de grau dos concluintes do semestre letivo 2019.2

Carla e outros 23 novos pedagogos concluíram os componentes curriculares de seus cursos no semestre letivo 2019.2, e a partir de hoje, já podem gozar de todas as prerrogativas da profissão.

Mariana Crisostomo Delfino de Brito, do curso de Pedagogia, turno noturno, foi a estudante laureada da turma, ou seja, o concluinte de curso de graduação que obteve o melhor desempenho estudantil, no seu curso, entre os aptos a colar grau. “O saber acumulado durante o tempo de graduação na UERN será partilhado com a sociedade toda, a partir de agora. A láurea recebida neste ato será coroação emocionante de uma trajetória vitoriosa”, afirmou a reitora em exercício.

A diretora da Faculdade de Educação, Profª. Meyre Ester Barbosa de Oliveira, falou sobre os novos profissionais graduados pela UERN: “Eu tenho um especial carinho por todos vocês. Muitos passaram por mim. Hoje a Faculdade de Educação da UERN entrega à sociedade jovens com uma formação sólida. A trajetória que vocês construíram até aqui, com histórias de vida de superação, nos dá esperança de que a educação e a sociedade pode ser melhor”.

Em seu discurso, a reitora em exercício falou sobre o momento de pandemia e dos desafios do isolamento social, e destacou que, mesmo sendo realizadas de forma virtual, as solenidades de colação de grau não perdem a emoção do momento. Ela também destacou o papel de cada novo profissional diante da sociedade, em especial, do pedagogo. “O que fazemos de mais importante é a educação, é contribuir com a transformação de cada pessoa, inclusive com a nossa própria transformação. O momento que estamos vivendo é de incertezas, mas sabemos que voltaremos mais fortes. Estamos evoluindo. E vocês, como pedagogos, têm uma missão maior ainda, de construir cidadãos melhores para esse mundo. Tenho a certeza de que a formação de vocês já deu respaldo p isso”, finalizou Fátima Raquel.

O cronograma de colação de grau do semestre letivo 2019.2 prossegue até o dia 27 de maio. Veja aqui a PROGRAMAÇÃO.