UERN convida secretário de Educação para proferir palestra no Campus Central

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, convidou o secretário de Educação, Francisco das Chagas, para proferir palestra no Campus Central da instituição, em Mossoró. O secretário fará uma exposição sobre a “Educação no Estado do Rio Grande do Norte”. Mais uma vez, o reitor afirmou que a UERN é um instrumento de Estado e que está à disposição do governo para colaborar nas políticas públicas de desenvolvimento do RN.

O secretário aceitou o convite e disse que sua presença na Universidade está dependendo apenas de adequação de agenda. Com isso, logo que houver uma definição, a visita será anunciada. O reitor voltou a dizer que a UERN tem uma identidade forte com a educação básica, uma vez que, no interior do Estado, a instituição é responsável pela formação dos professores da rede de ensino. “Em alguns municípios, 100% dos professores são formados pela UERN”, enfatiza o reitor.
Na mesma audiência, o reitor confirmou a participação da UERN na elaboração do plano estadual de erradicação do analfabetismo, atendendo convite do secretário Francisco das Chagas. Essa é uma das prioridades da Educação, conforme o secretário, e o plano será discutido, elaborado e executado com a participação das instituições de ensino superior do Estado.
PRONATEC– O secretário de Educação reafirmou ao reitor que tentará incluir a UERN no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O programa tem como objetivo democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria do ensino médio público. Os cursos, financiados pelo governo federal, são ofertados gratuitamente. Conforme dados do Ministério da Educação (MEC), de 2011 a 2014, por meio do PRONATEC, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.