A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) deu a sua contribuição para que a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte(FIERN) alcançasse o êxito na promoção de mais uma Ação Global, promovido no sábado em Mossoró e Natal.
No Centro de Atividades ” Expedido Amorim!”, do Serviço Social da Industria (SESI), de Mossoró, o Ação Global contou com a participação do Presidente da FIERN, Flávio Azevedo, da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini e da Prefeita Maria de Fátima Rosado. Também visitaram a Ação Global em Mossoró a deputada Larissa Rosado vereadores e várias autoridades locais.
O coordenador dos trabalhos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), junto ao Ação Global, Professor Auris Martins, destacou a participação dos mais de 50 servidores da instituição, entre professores, servidores técnico-administrativos e alunos, trabalhando voluntariamente neste projeto, para que a UERN fosse bem representada. E destacou a atuação do pessoal do CEMAD, que é o centro de pesquisas na área do Meio Ambiente, e dos cursos de Direito, Medicina e Enfermagem, responsáveis pelo atendimento do maior número de beneficiários do Ação Global 2011.
Os estudantes e professores do curso de Direito deram a sua contribuição com consultorias, assessorias das ações que estão em tramitação das diversas Varas da Justiça, na cidade. E fizeram ampla exposição sobre o Projeto “Atuando Direito”, que é um Projeto de Extensão Universitária, que vem sendo trabalhado há dois anos. O projeto tem várias temáticas como o Direito da família, Direito Ambiental e Penal.
Desde o final do ano passado, que o Projeto Atuando Direito vem trabalhando o meio ambiente. Já foram feitas visitas em todo o percurso do Rio Mossoró, onde foram flagrados descasos do poder público, e ajuizadas duas ações populares em favor do Rio Mossoró, há cerca de 20 dias.
Da parte da Medicina e de Enfermagem da UERN, foram realizados atendimentos para coleta de sangue, medicação de taxas de colesterol, verificação de taxas de diabetes e ações preventivas como palestras, nas área de Pediatria, Ginecologia, Oftalmologia e Odontologia.
DIAGNÓSTICO – Ainda dentro do Ação Global, do SESI, o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária(CRUTAC), da Pró-Reitoria de Extensão, realizou entrevistas com cerca de 120 pessoas, com o objetivo de fazer um levantamento dos problemas periféricos de Mossoró.
O setor vai atuar no incentivo de ações de extensão para encontrar caminhos para a solução de alguns problemas dentro da área de atuação.
Segundo o diretor do CRUTAC, que coordenou os trabalhos do Ação Global, do SESI, as ações do CRUTAC eram voltados ao meio rural, só que agora, estas ações estão sendo ampliadas, e quase na fase final de tramitação para transformação do CRUTAC em Diretoria de Desenvolvimento Social, ampliando assim, os trabalhos no meio urbano das cidades assistidas pela UERN.