A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai iniciar pelo Campus central, em Mossoró, as obras de acessibilidade para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência. O projeto inclui calçamento, calçadas e rampas para cadeirantes.
A previsão é que as obras comecem na primeira quinzena de junho, com prazo de execução previsto para seis meses. A ordem de serviço foi assinada pelo reitor Pedro Fernandes nesta terça-feira, 19. Também foram autorizadas obras de melhorias no prédio da Reitoria e reforma do almoxarifado (salas onde são guardados materiais para os laboratórios dos cursos da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), campus universitário.
Os investimentos nas novas obras são de recursos orçamentários. O projeto de acessibilidade será executado com emenda parlamentar da ex-deputada Larissa Rosado e nesta primeira etapa envolverá recursos da ordem de R$ 283 mil. Já para as outras obras – cerca de R$ 500 mil – o dinheiro é de uma emenda alocada no Orçamento Geral da União (OGU), de autoria do deputado federal Fábio Faria, que também é destinada para a construção do Campus Avançado de Apodi, já em construção.
A UERN ocupa o décimo primeiro lugar entre as universidades do Nordeste com o maior número de alunos com deficiências. Dentre essas deficiências, a física, com 15 alunos em diferentes cursos na UERN. E desses, quatro alunos são cadeirantes em diferentes cursos, segundo dados da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).