UERN comemora revogação de portaria que alterava o maior programa de iniciação à docência no RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) considerou uma grande conquista das universidades públicas brasileiras, a revogação da Portaria n° 46 publicada em 11 de abril desse ano, que aprovava um novo Regulamento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ MEC) atendeu ao movimento capitaneado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e Fórum de Coordenadores do PIBID com a participação de outras instituições representativas de professores e alunos dos cursos de licenciatura e da rede básica.

Com a revogação, será iniciada uma nova luta. “Precisamos que o Ministério da Educação mantenha o diálogo para que seja preservada a identidade do PIBID. Que haja restruturação, mas que seja para melhorar esse programa que é muito expressivo tanto para as instituições de nível superior quanto para a rede básica de ensino”, conceitua o reitor Pedro Fernandes. Ele lembra que dentre as universidades públicas do RN, a UERN é quem conduz o maior programa de iniciação à docência no Estado e que a instituição é quem forma professores no interior.

O PIBID está presente nos seis campi avançados. Em 2010, a UERN concorreu ao primeiro edital do programa, implementando um Projeto Institucional com 06 subprojetos. Em 2011, foi implantado um segundo com mais 05 subprojetos. Já em 2012 o projeto foi ampliado e a Universidade acrescentou mais 09 subprojetos, tendo novamente sido reforçado no ano de 2013, contando, atualmente, com 31 subprojetos e 830 bolsistas, atualmente.

“As pesquisas e relatórios já produzidos ao longo desses seis anos demonstram que a partir de sua implantação, no âmbito da UERN, o PIBID vem se constituindo em um espaço de dinamização das licenciaturas e das escolas parceiras. O programa contribui, sobremaneira, para com uma nova visão acerca das licenciaturas, valorizando-as enquanto atividade profissional importante e cada vez mais necessária à sociedade contemporânea”, destaca a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares.

Ainda durante a vigência da portaria 046/2016, A UERN aderiu à repactuação do Programa, tendo submetido 20 subprojetos ao edital do PIBID 2016, e está aguardando a divulgação dos resultados pela CAPES.

Durante os próximos dias deverá sair nova portaria regulamentando o Programa.