UERN COLOCA NOVOS MÉDICOS À SERVIÇO DA POPULAÇÃO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) coloca mais 18 profissionais da saúde à serviço da população potiguar e de todas as regiões do país, com a colação de grau dos concluintes do curso de Medicina, ano 2011.1, ocorrida na sexta-feira (23/09), no auditório Seridó, do Hotel VillaOeste. O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques de Medeiros, presidiu a solenidade que teve como Paraninfo da Turma, Francisco Xavier Dantas Lins, docente da Faculdade de Ciência da Saúde.
Na ocasião, foram homenageados os professores Paulo Alfredo Simonetti Gomes, com o nome da Turma, Antônio Leite da Costa, como Patrono, a deputada federal Sandra Rosado, como Patronesse, Raimundo Rosendo de Oliveira, como Padrinho e Andréa Taborda Ribas Cunha, como Madrinha.
E ainda os professore: Caciluce da Paixão Alves de Oliveira, Cléber de Mesquita Andrade, Emília Maria Trigueiro Morais de Paiva, Fabiano Rodrigues Maximino, Janina Maria Bezerra Oliveira Brasil, José Edvan de Souza Júnior, Maria Auxiliadora Carvalho da Rocha. E aos técnicos administrativos da instituição: Allyssandra Maria Lima Rodrigues, Francisco Severino Neto e Valquíria Maria Santos da Silva.
HUMANIZAÇÃO – O Paraninfo da Turma, Francisco Xavier destacou a humanização como o ponto principal para o sucesso profissional dos novos médicos que a UERN oferece ao mercado de trabalho. Segundo ele, é no serviço ético e humanizado da profissão médica, que não temos a necessidade de correr em busca de recompensas. “Nunca corra atrás do dinheiro. O dinheiro é que foi feito para correr atrás dos bons profissionais”, aconselhou o professor aos novos médicos recém-graduados.
A Patronesse da Turma, deputada federal Sandra Rosado, enfatizou a difícil tarefa empenhada por ela, para a consolidação do curso de Medicina em Mossoró, e lembrou-se das pessoas que deram a sua parcela de contribuição. Citou a ex-governadora Wilma de Faria, que deu a condição física para que a universidade pudesse oferecer um excelente curso de Medicina; a atual governadora Rosalba Ciarlini, que chancelou a homologação do curso pelo Conselho Estadual de Educação; ao professor Milton Marques, que cuidou tão bem da faculdade, bem como toda a classe docente do curso. E por fim, ao professor Francisco das Chagas Silva, que foi um dos grandes assessores que já teve na vida política e nessa empreitada do curso.
SEGUNDA TURMA – O Reitor da UERN, Milton Marques , em seu pronunciamento, lembrou das dificuldades enfrentadas pela instituição para a implantação do curso, e que hoje culmina com a formatura da segunda turma este ano. Disse que tudo começou no processo seletivo, quando se candidataram mais de 100 pessoas para uma vaga, isto em uma cidade do interior, com o curso em formação, sendo montado e recém-implantado. Para ele, a graduação do curso é muito exigente, de longa carga horária, e que na prática requer conhecimentos imediatos, não tolera pausa, não permite tempo para retirada de dúvidas, tem que agir de imediato. Em abril deste ano (2011), a Faculdade de Ciência da Saúde formou a sua primeira turma, e cinco meses após, a sua segunda.
DOUTORADO – O Magnífico Reitor, Milton Marques, acrescenta que apesar do curso de Medicina ser novo, hoje a UERN pode oferecer uma Residência Médica e um Doutorado para os seus professores, evitando assim a saída dos mesmos para outras localidades. E os acadêmicos que hoje se formam e que se submeteram a concurso público, conseguiram o êxito esperado pela instituição que os colocou no mercado de trabalho. Segundo o Reitor da UERN, hoje o curso de Medicina de Mossoró é uma realidade. “É um curso sólido, e nos anos seguintes só tende a melhorar”, concluiu.