Uern celebra criação do Centro de Referência Paralímpico

A Uern celebrou, na manhã desta quinta-feira (27), o convênio de criação do Centro de Referência Paralímpico, que oferecerá uma série de atividades esportivas a crianças e jovens de 10 a 17 anos matriculados em escolas do Estado, com deficiência física, visual e intelectual, objetivando Identificar e desenvolver talentos, formar e treinar atletas paralímpicos desde a iniciação até ao alto rendimento.

O convênio oportunizará a realização de modalidades como natação, parabadminton, futebol 5 e 7 e parapowerlifting, tendo previsão de entrar em funcionamento no início de 2023. O centro de Referência Paralímpica contará inicialmente com o polo de Mossoró.

A celebração do convênio foi realizada de forma virtual, reunindo representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), da Reitoria da Uern, da Faculdade de Educação Física (Faef), da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Pro-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPEG).

Durante a cerimônia, a professora da Faef Maria Irany Knackfuss, coordenadora do projeto, ressaltou o impacto social da instalação do Centro de Referência, especialmente diante das possibilidades de iniciativas voltadas a pessoas com deficiência em Mossoró.

“Nós estamos na segunda cidade com maior número de pessoas com deficiência do Estado e temos uma série de organizações (voltadas para esse público), mas o esporte ainda não é tão oportunizado”, salientou a professora.

A diretora da Faef, professora Danielle de Sousa, destacou o fato de que o convênio abrangerá também pessoas de outros municípios próximos, ampliando o alcance e o impacto das atividades.

O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento, também enalteceu a iniciativa e apontou o potencial de convênios como o Centro de Referência para transformar a realidade de pessoas com deficiência. “Através do esporte paralímpico, toda minha vida mudou”, frisou o vice-presidente do Comitê, medalhista de diversas competições, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, em Londres.

Yohansson Nascimento salientou ainda a importância dos centros para os profissionais que atuarão no local. “Será uma troca mútua de experiências”, pontuou.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, ressaltou ainda o impacto social do Centro de Referência mesmo fora da estrutura interna do convênio. “O Centro tem uma potência muito maior. Ele vai estar na nossa universidade, que vai formar os estudantes que vão atuar na rede básica de ensino e levarão os conhecimentos obtidos aqui. Além disso, ainda temos o nosso próprio público discente, que possui 229 estudantes com deficiência, que já são acolhidos pela Dain e pela Prae. Tenho certeza então de que faremos um excelente trabalho de impacto social”, destacou a reitora.

O Centro de Referência Paralímpico, na Uern Mossoró, contará com a academia de musculação, o ginásio poliesportivo, o parque aquático e os laboratórios de avaliação física e funcional e de primeiros socorros localizados no campus.

Além de oferecer as atividades esportivas, o Centro tem como objetivos formar profissionais que atuem no esporte paralímpico, promover projetos de pesquisa com temáticas relacionadas, realizar cursos de formação profissional e promover eventos esportivos, ampliando a divulgação sobre o esporte paralímpico.