Uern Caicó reinicia Programa de Extensão com novos projetos

Os cursos de Filosofia e Enfermagem do Campus de Caicó seguem implementando novas ações dentro do “Programa de Extensão Memória, Identidade e Formação social do Sujeito: o caráter social da vida humana e a constituição do Self Social da UERN”, criado em 2017, quando iniciou com o Projeto de Educação e Saúde, dentre eles o “Espelho da Vida”, conclamando a “Polis Educadora-interprofissionalidade” para reflexividade e autorreflexividade sobre o suicídio e projeto de vida.

No último dia 10, em São João do Sabugi/RN, a Uern Caicó convidou os profissionais de saúde, educação, assistência social, NASF, CRAS, estudantes da Universidade, gestores, Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, para construir coletivamente e discutir o novo projeto ViverDignamente, com a elaboração e apreciação das propostas de ações educativas filosóficas e interprofissionais, para a promoção da saúde mental na polis educadora.

O encontro aconteceu na Loja Maçônica da cidade, realizado em parceria com os titulares das Secretarias Municipais de Saúde, Miriam de Medeiros Alencar; de Educação, Kamila Souza de Morais, e de Assistência, Francisco Rafael de Morais; além da psicóloga Jessyca Luana Santos Brito e da Fisioterapeuta Maria Glícia Xavier da Costa.

O Programa de Extensão, coordenado pela Profa. Dra. Shirlene Santos Mafra Medeiros, Prof. Dr. Benjamim Julião de Góis, Profa. Ma. Regilene Portela e Profa. Ma. Ana Lúcia França de Medeiros, também efetiva ações nos municípios de Caicó, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta.

“Em São João do Sabugi, o ViverDignamente, além de promover a saúde física e mental, pretende combater o suicídio, articulando Saúde, Educação e Assistência Social, envolvendo a comunidade, através das famílias e sociedade civil”, explica a profa. Shirlene, acrescentando que o plano de ações também conta com o braço da Psicologia Social.

Em Carnaúba dos Dantas, são desenvolvidas ações de educação e saúde. A Profa. Ana Lúcia, do curso de Enfermagem, a psicopedagoga Maria de Fátima Medeiros e a vereadora Marli Medeiros articulam as ações com as secretarias municipais, e têm o apoio de alunos voluntários para atividades com grupos de idosos e cuidadores, em busca e incentivar a autonomia, o cuidar de si, o cuidar do outro e o cuidado social. Na área da Educação, o Programa oferece formação social de professores das redes municipal e estadual, bem como, trabalha a Filosofia nas salas de aula do Ensino Fundamental.

Em Caicó, o Programa vai iniciar projeto de educação de valores, com a formação de professores da rede de ensino municipal.

“É assim que nosso Programa de Extensão atua: Primeiro promovendo capacitação e depois, construindo projetos de ações em educação e saúde”, conta a coordenadora.