UERN avalia positivamente campanha de doação de sangue na Instituição

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou no último dia 10, a “I Campanha UERN Sangue Bom”. O objetivo é sensibilizar e conscientizar toda a comunidade universitária quanto à importância da doação de sangue.

O público-alvo são discentes, docentes, técnicos administrativos e demais funcionários da UERN. Em apenas um dia de campanha no Campus Central, foram realizadas 35 doações, sendo que o número de pessoas que procuraram fazer a doação foi maior, levando em consideração as pessoas que tentaram doar, mas por algum motivo, nesta data, estavam inaptas.

A iniciativa foi coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão (DIRDES/PROEX) e contou com a parceria do Hemocentro, que disponibilizou o ônibus e sua equipe nos horários matutino e vespertino para a coleta das doações de sangue no Campus Central da Universidade. De acordo com a equipe do Hemocentro, o número de doações superou as expectativas.

Após o sucesso desta primeira campanha, o intuito da Universidade é estender a ação, realizando a campanha anualmente, além de promover o trote solidário da UERN já para o próximo semestre (2012.2), que se inicia ainda este ano.

Doação de Sangue – De acordo com o Ministério da Saúde, somente as campanhas de incentivo realizadas pelos hemocentros não são suficientes para manter os estoques sanguíneos e atender a todos os pacientes que diariamente necessitam de sangue. Segundo dados do Ministério, atualmente, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue. Levando em consideração os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 3% dos brasileiros sejam doadores. A média mundial varia em torno de 3% a 5% da população.

Não existe nada que substitua o sangue. A doação é uma atitude pela vida, que pode ser tomada por todos. Por isso é importante a necessidade do poder público investir em campanhas que sensibilizem e mobilizem a população para mostrar a realidade dos bancos de sangue e da relevância desse ato nobre, pois cada vez que alguém doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada (450 ml) não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata. É uma pequena quantidade para quem doa, mas é muito para quem precisa. Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão a doação. Por isso, é muito importante a sinceridade nas respostas.

Condições e Recomendações básicas para doar sangue:

– Sentir-se bem e estar saudável;
– Apresentar documento oficial com foto;
– Ter entre 16 e 68 anos de idade (*menores de 18 anos têm que ter autorização dos pais ou responsáveis);
– Pesar acima de 50kg;
– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos;
– Nunca vá doar sangue em jejum.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe instruções referentes ao seu bem-estar e cuidados que deverão ser tomados, como:

– Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente;
– Não fumar nas primeiras 2 horas;
– Não praticar esportes radicais ou atividades de risco.