Uern atuará na capacitação de profissionais de saúde para o plano de vacinação contra a Covid-19

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai integrar, junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), a equipe de capacitação dos profissionais que ficarão responsáveis pela aplicação das vacinas contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Professores do curso de Enfermagem da Uern farão parte do time de profissionais responsáveis pelos cursos de capacitação.

“No final do ano passado, encaminhamos ofício ao Governo do Estado colocando a universidade à disposição para todo e qualquer apoio possível nesta força-tarefa que será necessária para a imunização da população potiguar. Nos integramos ao grupo responsável pelo estudo e elaboração da capacitação dos profissionais e iremos atuar com colegas da UFRN e da Sesap”, explicou a professora Fátima Raquel, reitora em exercício da Uern. A capacitação deve ocorrer na modalidade virtual, através da plataforma Avasus, com organização do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Na manhã dessa sexta-feira (08), a governadora Fátima Bezerra anunciou que o Estado está com estrutura pronta para receber e aplicar as vacinas contra a Covid-19 e espera que as primeiras doses da vacina cheguem ao Rio Grande do Norte até 31 de janeiro. Ela garantiu que, 72 horas após a chegada das doses, a vacinação será iniciada. O Governo tem em estoque 900 mil seringas e agulhas e está adquirindo mais 2,5 milhões de unidades para garantir as fases seguintes.

A reitora Fátima Raquel enviou ofício ao governo solicitando que os servidores da universidade estejam inseridos nos grupos prioritários junto aos profissionais da educação básica do estado. Solicitação semelhante foi feita ao Governo Federal pela governadora Fátima Bezerra. “Há uma expectativa muito positiva sobre o plano de imunização e, garantir que profissionais da educação estejam também nas primeiras fases é garantir que o retorno das aulas em todo o estado possa ser possível, dentro de um planejamento articulado com as autoridades sanitárias”, disse.

As atividades presenciais da Uern estão suspensas desde 15 de março. Neste período, as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação estão ocorrendo de forma remota. No dia 26 de dezembro do ano passado, o Comitê Covid-19/UERN – instituído para assessorar a administração central da universidade – emitiu nota técnica reafirmando a importância da manutenção da suspensão das atividades presenciais na universidade e a necessidade da continuidade dos cuidados com o distanciamento social para evitar o prolongamento da pandemia. (http://portal.uern.br/blog/comite-covid-uern-recomenda-reforco-em-cuidados-e-distanciamento-social/)

FASES

A interrupção da circulação da Covid-19 no território nacional depende de uma vacina altamente eficaz sendo administrada em parcela expressiva da população. Em um momento inicial, onde não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, o objetivo principal da vacinação é contribuir para a redução de morbidade e mortalidade pela Covid-19, de forma que existe a necessidade de se estabelecer grupos prioritários. Inicialmente a vacinação é prevista para três fases:

• GRUPOS PRIORITÁRIOS – FASE 1

– Profissionais da saúde
– Pessoas de 75 anos e mais
– Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
– População indígena aldeada em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

• GRUPOS PRIORITÁRIOS – FASE 2
    – Pessoas de 60 a 74 anos
  • GRUPOS PRIORITÁRIOS – FASE 3
    – Pessoas com comorbidades

Os demais grupos prioritários serão vacinados nas demais fases de modo que a estimativa populacional está sendo atualizada pelo Ministério da Saúde para avaliação de qual fase esses grupos estarão inseridos, de acordo com o cenário de disponibilidade de vacinas e estratégia de vacinação.

A meta é vacinar os grupos prioritários até o final do primeiro semestre de 2021.

Texto: Esdras Marchezan
Com informações da Ascom/RN