UERN assina termo de cooperação com Organização das Cooperativas do RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Organização das Cooperativas do Estado do RN (OCERN) assinaram nesta quinta-feira (24) um Acordo de Cooperação Institucional e Apoio Mútuo e Outras Avenças, com a interveniência do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no RN (SESCOOP/RN), integrante do Sistema S.

O acordo foi assinado pelo reitor Pedro Fernandes, o presidente da OCERN, Roberto Coelho, e a superintendente do SESCOOP, Sônia Rocha, e foi intermediado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN), devendo ter atuação também nas áreas de ensino e pesquisa.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio Nunes, serão montadas ações de ensino, pesquisa e extensão com foco no cooperativismo, desde a realização de cursos de graduação tecnológica e pós-graduação até o desenvolvimento de ações e eventos de extensão direcionadas a todas as cooperativas do Rio Grande do Norte.

O presidente do SESCOOP falou sobre as possibilidades a serem exploradas a partir da parceria com a instituição, especialmente nas áreas de energia e economia, de forma a propiciar melhorias para o Estado. “A soma de esforços entre a UERN e o Sistema de Cooperativas poderia dar a oportunidade de desenvolver projetos de políticas públicas nas áreas de meio ambiente, agronegócio, energia, inclusão digital, saúde, transporte, financeiro, ou seja, em todas as ações de sustentabilidade. Nós vemos a união com a Universidade como sendo um dos pilares das nossas ações”, avaliou Roberto Coelho.

Para o reitor Pedro Fernandes, o acordo de cooperação com as cooperativas do RN representa uma importante oportunidade de inserir alunos e servidores da instituição em diferentes atividades econômicas. “É o papel e uma obrigação da Universidade ser socialmente referenciada, e uma parceria com as cooperativas significa a possibilidade da nossa instituição, especialmente dos nossos alunos da graduação, da pós-graduação e da extensão, se inserirem nesses ambientes, conhecerem as potencialidades do nosso Estado, entenderem e dar a nossa colaboração para que seja melhor aproveitadas”, explicou o reitor.

O Rio Grande do Norte possui 112 cooperativas, que reúnem 72 mil associadas, e representa uma geração de emprego em torno de 2.700 funcionários.