Uern assina termo de cooperação com a Casa Assistencial Nosso Lar

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) assinou, na tarde desta sexta-feira, 23, um termo de cooperação com a Casa Assistencial Nosso Lar, em parceria que ocorre através do projeto Uern Ação, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os participantes do projeto participam de oficinas e intervenções artísticas. No Nosso Lar, haverá aulas de violão, flauta, balé para idosos e coral. É um trabalho – agora em fase de expansão – que a Uern já realiza também em outras instituições, como no Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto e na Fundação Casa do Caminho.

“Hoje, nesta data, é uma alegria para nós que integramos a Universidade formalizar essa parceria”, disse o professor Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão.

De acordo com o docente, a gestão promoveu um mapeamento de onde se poderia atuar por meio do Uern Ação, daí se chegou ao termo assinado nesta sexta. Ele acrescentou: “Estamos aqui para ofertar e garantir cidadania”.

A presidente do Nosso Lar, Célia Maia, falou que “essa parceria nos dá esperança de dias melhores”.

Também presente na ocasião, o presidente da Fundação Casa do Caminho, Marcus Feitosa, salientou que o Uern Ação é um divisor de águas. “A gente tem uma gratidão muito grande pelo projeto, e estamos torcendo para que ele continue se expandindo”.

Para a professora Cicília Maia, reitora da Uern, aquele era “um momento de renovação e esperança”. A reitora contou que, ao visitar a Casa do Caminho, entre o primeiro e segundo ciclo de letramento do Uern Ação para a melhor idade, pôde ver de perto a diferença exercida pelo projeto na sociedade.

“É um grande empoderamento, e é isso que a gente espera”, afirmou, mencionando que muitas mulheres, agora alfabetizadas, conseguiram um ganho perceptível de autonomia em suas vidas. “Mais uma vez, a nossa universidade precisa extrapolar os seus muros, para vivenciar os problemas da sociedade e superá-los”.

A vice-presidente do Nosso Lar, Suzaneide Ferreira da Silva, que também é professora aposentada da Uern, destacou a importância da extensão, área em que atuou enquanto servidora.

“O papel da universidade é o seu compromisso para com a sociedade, e o aluno precisa passar pela pesquisa e pela extensão para ser um profissional de ponta”, ponderou.

Socorro Gomes, 69 anos, é aposentada e já participou de algumas aulas de instrumentos musicais no Nosso Lar. “A gente achou ótimo, muito bom. A gente se divertiu bastante”, contou.