UERN assina protocolo de intenções com o Governo do RN para transferência de tecnologia

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai atuar junto ao Governo do Estado no processo de transferência de tecnologia do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

O Sistema foi elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está presente em mais de 60 instituições no País, sendo 30 universidades, entre elas, a UERN. De acordo com o diretor de Informatização da UERN, André Pedro, “a experiência adquirida pela UERN na implantação do SIPAC a credenciou a atuar na implantação do Sistema nos órgãos estaduais”.

Nesta terça-feira (28), o reitor Pedro Fernandes participou de solenidade de assinatura de protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a UERN e de termo de cooperação com a UFRN e o IFRN.

O reitor Pedro Fernandes e a governadora Fátima Bezerra assinaram o protocolo de intenções para a transferência da tecnologia. Além do processo de implantação, a Universidade também irá atuar na capacitação dos servidores do Estado para utilizar o Sistema. A governadora Fátima Bezerra já confirmou a realização de cinco cursos de capacitação de servidores na área de TI (Tecnologia da Informação) pela UERN, através da Escola de Governo.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância do uso da tecnologia para o controle administrativo do Estado, apresentando a UERN como um instrumento estratégico de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte. “Hoje estamos concretizando uma importante parceria no nosso Estado, entre o Governo do RN e a Academia, que trará desenvolvimento para o Rio Grande do Norte. A missão principal da nossa Universidade é capacitar pessoas e criar formas para que o conhecimento que está sendo produzido nas nossas salas de aula e nos nossos laboratórios, sejam utilizados para contribuir com a comunidade na qual estamos inseridos”, afirmou o reitor.

Segundo o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, a ideia é modernizar o Estado do Rio Grande do Norte. Segundo ele, a “implantação dos sistemas administrativos será a maior obra administrativa do Estado, representando um salto de 30 anos no Rio Grande do Norte”.

A governadora Fátima Bezerra encerrou a solenidade agradecendo pela parceria com as universidades, destacando a necessidade urgente de modernizar o processo administrativo no Governo. “Essa parceria representa um passo fundamental para a modernização da gestão, que nunca pode fugir de um modelo com base na transparência e na eficiência. E para nós é uma grande alegria celebrar esses acordos com as universidades, que são importantes parceiras em prol do desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, finalizou.

Fotos: Elisa Elsie / GovRN