UERN assina convênio com Instituto Universitário de Lisboa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) assinaram, nesta quinta-feira (17), um convênio de cooperação que permitirá o desenvolvimento de parcerias e de atividades acadêmicas e culturais entre as duas instituições.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Cavalcanti, a assinatura do convênio possibilita à Universidade um leque extenso de ações e estratégias voltadas à internacionalização, sobretudo a partir de intercâmbios bilaterais de alunos e professores.

“Isso faz com que a gente possa ter mais parcerias, pesquisas de maior qualidade e publicações de maior impacto, além de estratégias de produção de conhecimento mais robustas”, aponta.

De acordo com Francisco Linhares, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERN (PPGCISH), que participou da articulação para a criação do convênio, as possibilidades de parcerias se estendem para diversas áreas do conhecimento, devido à grande quantidade de cursos oferecidos pelo ISCTE.

Entre as áreas de pós-graduação do ISCTE, estão História, Estudos Africanos, Serviço Social, Economia, Política, Psicologia, Tecnologias da Informação, Ciências da Comunicação e Finanças.

Em relação ao PPGCISH, exemplifica Linhares, já há interesse por parte de professores em cursar o pós-doutorado no Instituto, além da intenção de alunos de cursarem disciplinas do mestrado através de intercâmbio. “E nós estamos vendo a possibilidade de publicações conjuntas entre os professores do Instituto e o nosso colegiado”, ilustra.

Linhares ressalta ainda a participação do ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, João Maria Soares, para a criação do convênio, viabilizando o contato direto entre os servidores da UERN e os representantes do Instituto.

Criado em 1972, o ISCTE é uma fundação pública com aproximadamente 9.200 estudantes de graduação e pós-graduação. A lista completa de cursos e departamentos, além de outras informações, pode ser acessada na página da Instituição.