Uern assina convênio com IAECC e NEEDS para implantação do “Projeto Olhos de Cidadania”

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) assinou, nesta quinta-feira, 26 de maio, no Campus Avançado de Assú, um convênio com o Instituto Asas para o Esporte, Cultura e Cidadania (IAECC) e o Núcleo de Estímulo ao Esporte e Desenvolvimento Social (NEEDS), que visa à implantação do “Projeto Olhos de Cidadania”, no Campus de Assú.

O projeto piloto consiste na capacitação em informática de pessoas com deficiência visual, com o objetivo de propiciar a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho. A Universidade recebeu seis computadores com o software Virtual Vision, que auxilia a inclusão de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

A reitora Cicília Maia agradeceu a parceria e citou o perfil inclusivo da Uern. “A nossa universidade tem o prazer de dizer que é socialmente referenciada, inclusiva e includente. Acredito que o mundo vai unindo pessoas sonhadoras. Nossa missão coletiva é transformar vidas por meio da educação. Sou egressa dessa Universidade, a educação me libertou e emancipou. Precisamos impactar essas crianças e esses jovens”, afirmou Cicília Maia, citando ainda o compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma vez que esse convênio visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

O coronel Décio Dias Gomes, presidente do IAECC, destacou que é a primeira vez que o projeto será implantado no âmbito civil. “Vi nesse projeto a oportunidade de retribuir tudo que recebi nessa vida. Tenho origem humilde, tudo que consegui na minha vida devo à Força Aérea Brasileira. Seria egoísmo meu, após aposentado, me recolher e usufruir o descanso, por isso me dedico a esse trabalho social”, comentou Décio.

A presidente do NEEDS, Klívia Lopes, ressaltou que realizar esse projeto em parceria com a Uern representa a certeza de continuidade: “Quando decidimos trazer para Assú, escolhemos a Uern por ser a única forma de garantir a continuidade desse projeto. Ter a Uern é nosso selo de qualidade, os resultados vão ser buscados pelos membros”.

A solenidade de assinatura contou com a presença do diretor do Campus de Assú, Augusto Sérgio, do pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan e da professora Ana Lúcia Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Uern. Também participaram autoridades de Assú e crianças e jovens que fazem parte da turma de Judô do NEEDS.

A professora Ana Lúcia Aguiar explicou que dentro desse projeto foi realizada uma Formação de 80 horas, com a oferta do curso de Formação em Introdução às Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual, no qual participaram da DAIN/UERN, Ana Lúcia Aguiar e Claudion Melo.

A intenção é que o Projeto Olhos de Cidadania seja ampliado no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, atendendo os princípios de cidadania e desenvolvimento humano.