UERN apresenta panorama geral à governadora Fátima Bezerra e discute o fortalecimento de parcerias

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel apresentaram nesta quarta-feira (16), um panorama geral da UERN à governadora Fátima Bezerra. Perfil do alunado, política de austeridade, orçamento, impacto social, autonomia financeira, projetos estruturantes e o potencial que a UERN agrega em desenvolver diversas parcerias foram alguns dos assuntos tratados.

Enfatizando o aspecto social, Pedro Fernandes citou o perfil do aluno da UERN, formado por 89% de estudantes provenientes da rede pública de ensino. “A UERN possibilita que esse aluno mais carente tenha acesso ao ensino superior. Temos 78,9% dos estudantes na faixa salarial de 0 a 2 salários mínimos, além disso, apenas 16% das mães e 8% dos pais de nossos estudantes têm ensino superior”, exemplificou Pedro Fernandes, justificando a política de assistência estudantil implantada na UERN, com a oferta de bolsas que auxiliam na permanência do aluno.

Reiterando o valor da Universidade para o RN, Fátima destacou que é de suma importância ter a UERN cada vez mais próxima do Governo e agradeceu o apoio. “Eu sei que conto com a compreensão de vocês, estamos vivendo tempos de economia de guerra. Estamos ‘catando moeda’ para restabelecer o equilíbrio e a normalização dos pagamentos dos servidores, trazer o Estado para o limite da responsabilidade fiscal”, destacou a chefe do Executivo estadual.

A governadora Fátima Bezerra reafirmou a importância da parceria com a UERN (foto: Ivanízio Ramos/Assecom)

Pedro Fernandes destacou que todos que fazem a UERN estão dispostos a colaborar com o Governo: “Estamos totalmente empenhados, interessados em entrar no sistema da atual gestão estadual para contribuir e superarmos a atual crise financeira que o Estado passa”.

Sobre o aspecto financeiro, Pedro Fernandes ressaltou que em 2018 o percentual da UERN no Orçamento do Estado foi de apenas 2,32%. O reitor ainda falou sobre o projeto de autonomia financeira da UERN, construído e discutido coletivamente nas instâncias universitárias e enviado ao Governo do Estado. A governadora Fátima Bezerra reafirmou a disposição governamental em fortalecer as parcerias com a UERN, lutar pela autonomia e possibilitar o protagonismo e articulação da Instituição no interior.

Reunião aconteceu nesta quarta-feira (16). Foto: Ivanízio Ramos/Assecom

A comitiva da UERN contou com as presenças dos assessores Cicília Maia, Mayra Ribeiro, Celestina Salém e o assessor jurídico Humberto Fernandes. Da equipe do Governo do Estado também participaram da reunião: o secretário de Assuntos Fundiários, Alexandre Lima; a secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel; o subsecretário Marcos Lael e a chefe de Gabinete, Socorro Batista.

*Com informações da Assessoria do Governo do RN – ASSECOM