UERN antecipa colação de grau de estudantes de Medicina e Enfermagem para o enfrentamento ao novo coronavírus

A edição desta terça-feira (7) do Jornal Oficial da Fuern (JOUERN) traz a Portaria nº 123/2020 – GR/UERN, que estabelece normas referentes à outorga de grau aos estudantes concluintes dos cursos de graduação 2019.2 via videoconferência, bem como a Instrução Normativa PROEG/UERN nº 02, que dispõe sobre os procedimentos para antecipação dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem.

Estes documentos regulamentam a antecipação de colação de grau de 28 estudantes de Medicina e 33 estudantes de Enfermagem, como forma de contribuir com o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.  A cerimônia de colação de grau se dará através de videoconferência presidida pela reitora em exercício Fátima Raquel Morais. A solenidade de Medicina será nesta quarta-feira (8), às 8h30 da manhã. Já a solenidade de Enfermagem ainda não foi anunciada.

Os estudantes de Enfermagem concluíram seus cursos no semestre letivo 2019.2, encerrado no mês de março, e aguardam apenas a concessão do grau para atuarem como profissionais. Já os de Medicina estão amparados pelo Medida Provisória nª 934 de 1º de abril de 2020, que autorizou as Instituições de Ensino Superior (IES) a abreviar a duração do curso de Medicina, entre outros, desde que os estudantes tenham cumprido 75% do internato ou estágio curricular obrigatório. No caso da UERN, os estudantes já cumpriram 91,6% do internato e 93,7% de seus cursos.

Estudiosa da saúde pública, a reitora em exercício Fátima Raquel Morais, que também é enfermeira, vê a antecipação da colação de grau desses estudantes como uma importante contribuição da Universidade neste momento de pandemia, “As providências para a antecipação da colação de grau dos estudantes de Enfermagem já estavam sendo tomadas, já que eles cumpriram todos os componentes curriculares de seus cursos. No caso dos estudantes de Medicina, a Medida Provisória nos deu a legalidade para abreviar seus cursos. Com isso, a UERN está entregando 61 novos profissionais da saúde para atuarem neste momento de pandemia”, afirmou Fátima Raquel.

Na manhã desta terça-feira (7), a governadora do Rio Grande do Norte e chanceler da UERN Fátima Bezerra publicou decreto autorizando a colação de grau dos estudantes de Medicina.

“Esta é mais uma ação do nosso Governo para dotar a saúde pública do Estado de condições de enfrentamento ao coronavírus. Vamos poder contar com profissionais capacitados e já com experiência prática da Medicina no internato, que muito irão contribuir neste esforço para promover um atendimento adequado àqueles que precisarem”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.