Uern Ação realiza primeira aula de natação para alunos do projeto

Toucas, roupas de banho, olhares atentos às primeiras instruções e uma piscina muito convidativa. Sob um sol e temperatura amenos e com muita empolgação pela novidade, crianças atendidas pelo projeto Uern Ação: Arte e Educação tiveram na tarde de hoje, 30, a primeira aula de natação na piscina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Os meninos e meninas fazem parte da região onde atua a Fundação Casa do Caminho, no bairro Barrocas, em Mossoró. A instituição é, junto com o Projeto Esperança, um polo de atuação do projeto uerniano conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A Universidade fará o transporte dos alunos nos dois dias de aulas semanais.

A maioria dos alunos presentes nunca havia entrado em uma piscina tão grande ou frequentado aulas do esporte. O equipamento da Faculdade de Educação Física (Faef) tem dimensão de 25×12,5 metros, com profundidade entre 1,40 e 1,60 metros.

Para a professora Wilma Norte, mãe de Guilherme, 08 anos, além de cuidar da saúde física e mental, a prática do esporte tira as crianças do ócio, da rua e de situações de vulnerabilidade.

“É uma oportunidade ímpar porque nossa comunidade fica um pouco distante de todas as escolas de natação, entre outras modalidades. Ter o meu filho sendo contemplado nesse projeto juntamente com outras crianças é uma grande felicidade. É um projeto fantástico, uma oportunidade que não tem preço. A Uern e os demais envolvidos estão de parabéns”, destacou a educadora.

O pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, deu as boas-vindas e desejou sucesso aos pequenos. “Nós queremos que vocês venham regularmente, pratiquem o esporte e quem sabe até sejam futuros atletas da natação”, disse.

Responsável pelas aulas juntamente com alunos de Educação Física, o professor Adalberto Veronese, coordenador do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático (Lada), convidou as crianças para o primeiro contato com o esporte. “Vamos aprender a nadar, conhecer os tipos de nados e se divertir”, finalizou.

Atleta vencedor de várias competições com a equipe Ufersa/Uern de Natação, Jordan Fernandes, deixou alguns conselhos para os novos praticantes do esporte.

“Além de começar cedo, que é um fator fundamental, você treinar sempre, se dedicar dentro e fora da piscina, ter persistência, encarar os desafios, ter força de vontade, superar as dificuldades, tudo isso vai te ajudar a persistir e evoluir no esporte”, destacou o jovem campeão de 15 anos de idade.

Atividades

O novo local de atividades do Uern Ação, a Fundação Casa do Caminho, está localizado na Rua Marechal Deodoro, 2000. Além de natação, está ofertando cursos de teatro, ballet, danças urbanas, violão, flauta doce, coral infantil, letramento digital, oficina de leitura e escrita para adultos e artesanato.