Tradicional Assembleia Universitária será realizada de forma virtual nos 52 anos da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora 52 anos de fundação nesta segunda-feira, 28 de setembro. Os ritos tradicionais da Assembleia Universitária serão transmitidos on-line, a partir das 19h, através do canal da Uern no Youtube (https://youtu.be/sBgO3YPSjIo), no Facebook da Uern (https://www.facebook.com/UERNoficial) e pela TCM Telecom, no canal do assinante e no canal da Uern TV (23.1).

Docentes, técnicos, estudantes e comunidade em geral poderão acompanhar a solenidade pelos canais acima mencionados. Por questões de segurança sanitária, devido à pandemia da Covid-19, não haverá plateia no Teatro Dix-Huit Rosado, local de onde a assembleia será conduzida ao vivo. Os participantes poderão confirmar presença através de formulário on-line, disponibilizado durante a transmissão.

Durante a solenidade serão outorgadas honrarias a professores, técnicos e personalidades com relevantes serviços prestados à Instituição e ao município de Mossoró. Neste ano, o tema escolhido “UERN: Ciência pela vida no enfrentamento da pandemia” busca homenagear os cientistas e os profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

A conferência de encerramento será ministrada de forma virtual pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, que foi agraciado pela UERN com o título de Doutor Honoris Causa, em 2018, mas não pôde estar presente à solenidade.

Títulos honoríficos:

Francinilda Honorato dos Santos – Diploma do Mérito Administrativo
Paulo Afonso Linhares – Título de Professor Emérito
José Bezerra de Assis – Título de Professor Honoris Causa
Luiz Di Souza (in memoriam) – Título de Doutor Honoris Causa

Medalha da Abolição: Sete pessoas serão homenageadas com a medalha, sendo três professores e cientistas da Universidade e quatro homenagens póstumas a profissionais da saúde que perderam suas vidas enquanto atuavam na linha de frente do combate à pandemia.

Profª. Drª. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira – Professora do Departamento de Química, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN e membro da Sociedade Brasileira de Catálise e do Instituto Ciência em Cena. Coordenou, junto com outros professores e alunos, o projeto “Química no combate a Covid-19”;

Prof. Dr. Fabiano Rodrigues Maximino – Professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Uern e médico infectologista efetivo do Hospital Regional Tarcísio Maia. Membro da Comitê Covid-19 na Uern e um dos representantes da Universidade no Comitê de Enfrentamento as Emergências em Saúde Pública de Importância Estadual do RN;

Prof. Dr. Lucídio Cleberson de Oliveira – Professor da Faculdade de Enfermagem e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade. Durante a Pandemia participou e coordenou algumas ações junto aos residentes, no o atendimento à população de rua.

Homenagens Póstumas a profissionais da saúde vítimas do Covid-19:

Élio César Marson – Profissional na área da saúde, era médico e cirurgião plástico. Aos 52 anos teve a sua vida interrompida pela Covid-19. Atuava no Programa de Saúde da Família e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mossoró;

Luiz Alves de Brito – Técnico de Enfermagem, trabalhava no Hospital Maternidade de Areia Branca, atuando no setor de urgência e emergência. Aos 48 anos, foi a segunda vítima do novo coronavírus em Mossoró, sendo a terceira no Estado do RN;

Jane Eire de Morais – Enfermeira e egressa da Uern, trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Regional Tarcísio Maia. Faleceu aos 53 anos, vítima da Covid-19. Servidora dedicada exerceu a profissão da enfermagem, por 30 anos, com zelo, compromisso, perseverança e ética;

Vital Avelino Maia Neto – Era estudante do 8° período do curso de Medicina, da Universidade Potiguar e atuava como estagiário do Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar), em Natal. Aos 21 anos, foi mais uma vítima da Covid-19.