Trabalho de professora da UERN é premiado em evento nacional

O trabalho “Jogos bilíngues como Ferramenta Didática para a Prática do Ensino de Língua Inglesa na Modalidade e Escrita para Surdo” foi um dos 12 premiados no XVIII Congresso Nacional e Internacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Durante o evento transcorrido entre os dias 20 e 22 de novembro foram apresentados 86 trabalhos.

A defesa do trabalho foi feita pala Profª. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ela é responsável pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Ela fez o trabalho em conjunto com Artur Maciel de Oliveira Neto, tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA) e Lucivanda Braga Lima, professora e pedagoga. Ambos são do Centro de Formação de Professores e Atendimento ao Surdo (CAS) de Mossoró. “O estudo “Jogos bilíngues como Ferramenta Didática para a Prática do Ensino de Língua Inglesa na Modalidade e Escrita para Surdo”, realizado com os profissionais Artur Maciel, Lucivanda Braga e Ana Lúcia Oliveira Aguiar, é um desses frutos da relação de convivência com partilha e compartilhamento de experiências entre instituições parceiras como a UERN. E objetivou a experiência de aprendizagens a partir do lúdico com estudantes, surdos e estudantes ouvintes, de uma escola da rede municipal de ensino de Mossoró. O lúdico permite aproximar os estudantes, desenvolver a interação, o aprendizado e estabelecer relações de convívio e conhecimento de si e de outro”, diz Ana Lúcia.

A professora Ana Lúcia explica que Lucivanda Braga Lima tem desenvolvido há dez anos um trabalho de envergadura dentro das políticas de inclusão para surdos. “A parceria UERN e CAS tem gerado uma vasta produção de pesquisa, formação continuada para professores, gestores na educação, na saúde e na cultura”, frisa.

Durante a apresentação, Ana Lúcia Aguiar falou das políticas de inclusão da UERN para pessoas com deficiência. Ela também resgatou a experiência com estudantes surdos na graduação e no Programa de Pós-Graduação (POSEDUC) da UERN. “São três mestrandos, hoje mestres, seus orientandos no POSEDUC, e mais uma mestranda surda em curso, hoje, com minha orientação”, frisa.

Outra questão importante é a Formação Continuada Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão com participação de Lucivanda Braga Lima, diretora do CAS/Mossoró. “Esse conjunto de ações, com base nas políticas de inclusão da UERN, tem aprofundado parceria e ampliado as ações em conjunto, com as quais, os avanços da visibilidade das políticas de inclusão para pessoas com deficiência, acessibilidade e efetivação de direitos”, disse.