Testagem dos servidores da Uern para a COVID 19 segue até dia 7 de outubro

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Progep/Uern) iniciou a ação de testagem dos servidores da Instituição para o novo coronavírus. A iniciativa segue até dia 7 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Faculdade de Enfermagem (Faen).

Somente no primeiro dia da ação pela manhã, foram realizados mais de 100 testes. “A expectativa é fazer a testagem para a COVID 19 em 1.500 servidores da Universidade”, diz a titular da Progep, Jéssica Figueiredo, destacando que servidores de outros campi que estiverem por Mossoró durante o período citado podem fazer a testagem.

Para o servidor Pedro Eloy, lotado na Pró-reitoria de Administração (Proad), a ação de fazer a testagem dos servidores é bastante positiva. “A possibilidade de fazer a testagem dá uma segurança para a categoria”, declara. A servidora Melina Maria Alves, da Assessoria Jurídica, reforça que a ação é de extrema importância. “É uma boa iniciativa”, frisa.

A iniciativa está sendo realizada por meio de parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A testagem dos servidores da Uern está sendo feita por professores e estudantes da FAEN, com a devida orientação dos docentes. Jéssica Figueiredo ressalta que o espaço conta com uma equipe que fez constantemente a limpeza do ambiente, garantindo maior segurança para os servidores.

Podem fazer a testagem os servidores da Universidade que não apresentem febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não tenham histórico anterior de exame positivo para a COVID-19. É importante levar o documento de identificação e o número do cartão do Sistema Único de Saúde.

O resultado do exame será fornecido diretamente ao servidor, de forma restrita e confidencial, pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde.

Jéssica Figueiredo informa que a ação será estendida aos demais campi avançados. A testagem deverá ser iniciada pelo Campus Avançado de Patu, no dia 9 de outubro. “Essa é mais uma ação da Universidade nessa luta contra o coronavírus”, destaca a pró-reitora.

Veja o cronograma de testagem dos servidores lotados em Mossoró:

O primeiro ciclo de atividades se dará a partir da 2ª Regional de Saúde que contempla os servidores lotados no campus central e no campus de Assú. O cronograma de testagem seguirá uma distribuição de docentes e técnicos por lotação obedecendo a seguinte disposição:

Data Horário Local de Lotação do Servidor
02/10 Manhã FAEN, FAEF e FASSO
02/10 Tarde FACS e FAD
05/10 Manhã FANAT
05/10 Tarde FACEM
07/10 Manhã FE e FAFIC
07/10 Tarde FALA

O segundo ciclo irá contemplar os campi avançados, de acordo com cronograma a ser divulgado pela Progep.