Simpósio debate sobre os desafios dos programas formativos para futuros docentes

Com o tema “Programas formativos no Brasil e o (a) profissional docente: heranças e insurgências a partir do século 21”, foi realizado na noite desta terça-feira, o 1º Simpósio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O evento ocorreu de forma online, com transmissão pelo YouTube Uern Oficial.

O chefe de gabinete da reitoria, Lauro Gurgel, que representou a reitora Cicília Maia, destacou que programas formativos possobilitam aos alunos de licenciatira trabalhar o cotidiano da sala de aula. “Essa oportunidade é de grande importância para a formação dos novos professores, pois eles podem conhecer desde cedo a realidade das escolas”, declarou. Ele enfatizou que a Uern vem contribuindo de forma significativa com a formação dos professores da Educação Básica no Estado.

A Pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Profª. Drª. Rosa Maria Rodrigues Lopes, que representou a titular da Proeg, Fernanda Abreu, parabenizou a toda a equipe dos programas pela iniciativa. “Este é o primeiro encontro de muitos. É muito importante falar desses programas, que oportunizam a vivência em sala de aula”, diz.

A coordenadora do Pibid, Maíra Emelly Cabral, enfatizou que apesar de todas as dificuldades, a Uern foi destaque nos programas formativos. “A Uern foi a instituição que mais recebeu bolsas no Estado. Os programas formativos favorecem essa formação aprofundada, e é uma alegria poder contribuir com a formação de professores em nosso Estado”.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Gilneide Lobo, enalteceu a parceria com a Uern com o município. “A maioria dos professores da rede municipal são profissionais formados pela Uern. O Pibid e PRP são de suma importância para professores em formação”, afirma.

O Simpósio teve como palestrante a professora doutora Jamira Lopes Amorim, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O evento teve como objetivo ampliar o debate acerca da formação docente a partir de programas formativos, apresentar dados estruturais e conjunturais da realidade, bem como possibilidades de rupturas capazes de conduzir a uma transformação qualitativa do processo de formação profissional docente.