Simpósio debate sobre as contribuições das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável

Na manhã desta quarta-feira, 7, foi realizado o IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que teve como tema geral “As ciências básicas e as contribuições para o desenvolvimento sustentável”. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube Uern Oficial.

A programação contou com uma palestra sobre “Como as ciências básicas podem contribuir para a materialização dos ODS?”, ministrada pelo Prof. Dr. Pablo de Castro Santos, do curso de Odontologia da Uern Caicó, que desenvolve pesquisas em bioquímica e biologia molecular. A mediação foi feita pela Profª. Drª. Cynthia Cavalcanti de Albuquerque, coordenadora do PPGCN.

A pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da Uern, Ellany Gurgel, que representou a reitora Cicília Maia, parabenizou toda a equipe do PPGCN pela iniciativa do Simpósio, especialmente por trazer para o debate uma temática extremamente rica e atual. “É de suma importância essa discussão que visa alinhar a produção de conteúdo científico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz.

Para Pablo de Castro Santos, as ciências básicas fornecem meios essenciais para enfrentar desafios, como o acesso universal de alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias e comunicação. “São questões que estão diretamente alinhadas às propostas dos ODS”, observa o professor.

Ele enfatizou que é extremamente positiva essa integração entre o conhecimento produzido nas Universidades e os ODS, de modo a pensar no desenvolvimento de projetos de pesquisas que abordem algum ponto voltado para o Desenvolvimento Sustentável.